Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Prêmio
26 de setembro de 2012

Rádio 3.0 é recurso para inclusão digital

Por Rodrigo Mello

(Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS promove a 15ª edição do Prêmio Educação RS. O evento destaca projetos, instituições e profissionais comprometidos com a educação no Estado. A Comissão Julgadora fez a seleção de três representantes de cada categoria da premiação. Na área Projeto, o trabalho Rádio 3.0 na Internet, do professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Luciano Klockner, foi um dos indicados. Neste ano, foram 56 indicações de diversas áreas e regiões, da educação básica ao ensino superior, do setor privado ao público, e organizações não governamentais e projetos desenvolvidos por entidades da sociedade civil organizada.

O projeto, feito em conjunto com a Faculdade de Educação (FACED) da PUCRS, busca desenvolver conteúdos radiofônicos através da rádio da Famecos na internet (RadioFam) destinados não apenas ao público em geral, mas também a indivíduos com surdez completa, deficiência auditiva parcial e deficiência visual. “É um projeto pioneiro no Estado e no país”, disse Klockner, que ressaltou a importância das professoras da FACED, Rosane Vargas e Tânia Brittes, responsáveis pelo grupo focal, formado por deficientes auditivos, que fez o primeiro feedback do conteúdo da rádio.

A web-rádio tem seu conteúdo elaborado por alunos de jornalismo da Famecos, com notícias, reportagens, entrevistas, comentários e crônicas. Esse conteúdo, trabalhado em sons, imagens e textos, é traduzido em libras para os ouvintes-internautas com deficiência. “Em médio a longo prazo, esperamos incorporar as conclusões da pesquisa do projeto em sala de aula em busca de uma educação mais reflexiva e crítica quanto aos meios tecnológicos e produtivos”, afirma Klockner, que completa: “buscamos  aplicar a matriz dos programas radiofônicos em emissoras e demais veículos de comunicação de massa para propiciar o acesso à informação indistintamente aos cidadãos”.

Até o dia 5 de outubro, os professores sócios do Sinpro/RS, através de votação online, elegerão os vencedores desta edição do prêmio. A cerimônia de entrega do troféu Pena Libertária acontece no dia 19 de outubro, às 20h, no Auditório do Sinpro. A rádio está disponível em http://projetos.eusoufamecos.net/radiofam/radio-3-0-audiocronica-adaptada-2-infancia-perdida/.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org