Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RECONHECIMENTO
9 de maio de 2011

RadioAtivos faz transmissão direto do estádio neste domingo

Por Débora Fogliatto
O estudante Brunno Prado buscava a oportunidade de ter uma rádio de entretenimento (Foto: arquivo pessoal)

O estudante Brunno Prado buscava a oportunidade de ter uma rádio de entretenimento (Foto: arquivo pessoal)

No próximo domingo, dia 15 de maio, os torcedores do Grêmio e do Internacional terão uma nova opção para ouvir o Grenal. A RadioAtivos, criada por alunos de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, fará sua primeira transmissão ao vivo do estádio, direto da cabine de imprensa do Estádio Olímpico. A rádio online, criada em outubro de 2010, já conta com aproximadamente 100 acessos diários e mais de 120 seguidores no Twitter @RadioAtivos.

Brunno Prado e Stefano Marcos, enquanto faziam parte da RadioFam, na Famecos, sonhavam em ter um espaço em que pudessem realizar um programa de entretenimento. Conseguiram um servidor, convidaram alguns amigos e criaram a rádio online. “Esse primeiro servidor era bem precário, mas logo conseguimos um em que fosse possível transmitir música 24 horas por dia”, conta Brunno. Atualmente, participam do projeto os estudantes Felipe Martini, Gustavo Froza, Igor Grossmann, Maximiliano Franzoi, Paulo Guilherme Alves, Raquel Saliba, Thiago Lacerda e Vinicius Velho, além de Brunno e Stefano.

“Cada componente acrescenta algo a respeito de seu gosto musical, por isso os programas são bem variados”, explica Brunno, acrescentando que a programação conta com os mais diversos estilos musicais. Outro diferencial da RadioAtivos é o programa de esportes, apresentado apenas por meninas. Raquel Saliba comenta, todas as quintas-feiras, a rodada de jogos da semana no Salto Alto F.C.

Desde abril, eles têm transmitido o campeonato inglês de futebol e conseguiram, no jogo de 102 anos do time Internacional, autorização para cobrir da cabine de imprensa. Surgiu, assim, a ideia de credenciar a rádio como veículo. Conversaram com o responsável por esse credenciamento e conseguiram permissão para começar a transmitir as partidas do estádio. Sua estreia será na final do Campeonato Gaúcho, dia 15 de maio, às 16h.

O grupo busca patrocínio e regularização, mas já conta com a organização semelhante a de um veículo profissional. Há hierarquias administrativas, e as decisões são feitas a partir de votações. Para realizar os programas, basta um computador com microfone, fone de ouvido e qualquer programa que aceite fazer transmissão. “Essa rádio é o nosso laboratório, onde podemos errar e acertar, mas ao mesmo tempo é o nosso portfólio e por isso nos dedicamos muito a ela”, completa Brunno.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org