Criada em 1997 como uma das primeiras rádios na internet do país, a RadioFam entra em uma nova fase e, a partir de agora, passa a divulgar durante 24 horas as produções dos alunos nas disciplinas de Radiojornalismo. O projeto, vinculado ao grupo de pesquisa Rádio, Memória e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), busca desenvolver pesquisa mais ampla sobre a memória e fatos históricos ligados à radiofonia a partir da reunião e preservação dos áudios existentes e cedidos à Famecos.
Reportagens especiais, documentários, crônicas, entrevistas, radiojornais, radiorrevistas e adaptações literárias estão entre os formatos apresentados pela rádio. Além dos trabalhos produzidos em aula, às segundas-feiras pela manhã e às terças-feiras à noite, os estudantes também realizam uma programação ao vivo composta por quadros experimentais e pelo programa Conversas de Jornalismo, que sempre conta com uma personalidade de destaque na área.
A página da RadioFam apresenta notícias sobre o rádio, uma lista com artigos e trabalhos acadêmicos sobre o veículo, uma série de programas premiados, além de uma rádio para deficientes auditivos e visuais (Rádio 3.0). Os programas podem ser ouvidos a partir da ferramenta de pesquisa do site, que oferece a procura por formatos, títulos do programa e nome dos alunos. “Ainda buscamos criar uma playlist para identificar o que está que está no ar”, conta Luciano Klockner, professor da Famecos e um dos coordenadores do projeto. Acesse o site para acompanhar a programação da RadioFam.