Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
UNIVERSIDADE
3 de setembro de 2012

Ranking da Folha coloca o curso de Jornalismo da Famecos entre os números 1 do Brasil e o de Publicidade e Propaganda, do RS

Por Júlia Lewgoy

(Foto: Divulgação)

O inédito Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S. Paulo, coloca o curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS entre os números 1 do Brasil, com instituições públicas e privadas. A avaliação também destacou a qualidade de ensino do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade, que ficou empatado na primeira posição no Rio Grande do Sul e entre os segundos colocados no país. De acordo com o RUF, a PUCRS é a melhor universidade privada do Estado.

pesquisa elaborada pela Folha foi estruturada a partir de rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), com adaptação ao contexto brasileiro.
 No RUF, 232 instituições de ensino superior brasileiras foram classificadas, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades, instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC. 

Segundo o site oficial do ranking da Folha, “os indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos a partir de entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos”.

Quatro indicadores compõem a análise das universidades: qualidade de pesquisa (a Folha avaliou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado e número de artigos científicos por docente); qualidade de ensino  (597 pesquisadores do CNPq apontaram as 10 melhores universidades brasileiras em suas respectivas áreas); avaliação do mercado (1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras definiram três instituições de ensino superior para as quais dão preferência nos processos de seleção); e indicador de inovação (a Folha analisou o número de solicitações de patentes entre as universidades).

“Os bons resultados estão, com certeza, alicerçados pelo trabalho diário de professores com excelente formação e experiência, técnicos-administrativos que cuidam de detalhes e alunos que ocupam espaços revelantes nos cenários nacional e internacional”, acredita a diretora da Famecos, Mágda Rodrigues da Cunha.

De acordo com Mágda, o Ranking Universitário Folha, que destaca a PUCRS como a segunda melhor universidade privada do país, reflete a tradição de cursos que se consituem como referência histórica em suas áreas de formação. “É um trabalho que começou há muito tempo, quando a PUCRS decidiu investir no curso de Jornalismo, a partir do curso de Filosofia”, salienta.

Coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, Vitor Necchi afirma que o 1º lugar da Famecos é uma consequência do trabalho iniciado há seis décadas. “Não trabalhamos mirando posições em listas de melhores. O que pauta o nosso trabalho é, sobretudo, a valorização do jornalismo e a busca incessante de qualidade”. Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Cristiane Mafacioli, o desempenho no RUF é uma notícia e tanto. “Alargamos nosso sorriso e a alegria de ser Famecos”.

Para conferir a íntegra do ranking, acesse o Ranking de Universidades.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org