Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EXTENSÃO
2 de junho de 2015

Ray-Z conversa com alunos sobre produção musical

Produtor de bandas como Vera Loca e Bidê ou Balde esteve na Famecos segunda-feira (1˚)
Por Rossana Ruschel
Foto: Pedro Zandomeneghi/Famecos/PUCRS

Foto: Pedro Zandomeneghi/Famecos/PUCRS

Na noite dessa segunda-feira (1˚), o Curso de Extensão em Produção Musical, ministrado pelo professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Ticiano Paludo, recebeu o músico e produtor Ray-Z, de São Paulo. Ele conversou com os alunos sobre iniciação profissional e mercado. “O produtor musical tem uma responsabilidade muito grande, não só musical, mas de gestão”, afirmou.

Dentre as produções de Ray estão o single Me Deixa Desafinar para a banda Bidê ou Balde, a mixagem do disco dos Acústicos e Valvulados - Grande Presença, lançado em novembro de 2010 -, e a produção do disco III da banda Vera Loca, que contém a faixa Borracho y Loco. Ele também coproduziu o disco do Nenhum de Nós, Contos de Água e Fogo, lançado no primeiro semestre de 2011.

“As produções são diferentes umas das outras”, disse, confessando que, às vezes, precisa colocar seu “lado psicólogo” para trabalhar. Para ele, aconselhar os músicos é importante. “Essa é a função do produtor musical, doa a quem doer. Criticar as pessoas é uma coisa complicada, mas o produtor tem essa obrigação”, disse.

Como músico, Ray participou de bandas como Júpiter Maçã, RPM e Simon Chainsaw. Atualmente, é guitarrista na dupla Phantom Powers. Ele também trabalha no ramo da música publicitária. “É uma área que muitas vezes desvaloriza o produtor musical. É o chamado ‘primo pobre’ da propaganda”, brincou.

Ray foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música de 2012 com o quarto disco da Vera Loca - Parece Que Foi Ontem - na categoria melhor disco (gênero Pop). Recebeu novamente indicação ao Prêmio Açorianos de Música em 2013, com o CD/DVD ao vivo Vera Loca 10 anos, na categoria Produção Musical.

Finalizando a conversa com os alunos, Ray admitiu que, depois de muito tempo trabalhando em produção musical, nem sempre o profissional lembra a essência da produção. “É importante se despir de todo o conhecimento e apenas sentir”, afirmou.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org