Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
28 de agosto de 2012

Recém-formadas e formando da Famecos aprovados em programas de trainee da Folha e do Estadão

Por Maria Polo

Giuliana de Toledo passou no programa da Folha, e Mônica Reolom e Gustavo Foster no Estadão (Imagem: Divulgação)

As jornalistas formadas na metade deste ano pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Giuliana de Toledo, 22 anos, Mônica Reolom, de 21, e o estudante Gustavo Foster, de 22 – que pretende se formar no fim do ano – estão trocando Porto Alegre pela capital paulista. Eles irão participar dos programas de trainee da Folha de S.Paulo e de O Estado de São Paulo, o Estadão, dois dos maiores jornais do país. Os cursos, com duração de três a quatro meses, são considerados como uma grande porta para o principal mercado jornalístico do Brasil.

Giuliana de Toledo é uma das 3 mil pessoas que se increveram para o curso intensivo do jornal Folha de São Paulo. Com ela, somente outras 11 foram selecionadas. Após um longo processo seletivo de três fases, que envolveu deslocamento até Florianópolis e São Paulo, provas, entrevistas e palestras, Giuliana foi escolhida. “Eu ia desistir antes da última etapa, que era o ciclo de palestras em São Paulo”, confessa a jornalista, que já havia sido contratada como freelancer pela Zero Hora, um mês antes.

Após trabalhar com assessoria de comunicação, Mônica percebeu que a sua paixão estava mesmo em redação de veículos. Por isso, se increveu e foi selecionada para o curso de jornalismo Focas, do Estadão. Ela é uma das 30 pessoas escolhidas entre cerca de 2 mil. Diferentemente do programa da Folha, que tem seleções duas vezes por ano, este acontece apenas uma vez.

Gustavo Foster trabalha no programa Patrola do Grupo RBS, estuda economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e está terminando o curso de jornalismo na Famecos. Foster vai para São Paulo por quatro meses para participar do programa Focas. “É um diferencial, um degrau acima dos demais”, destaca o futuro jornalista.

O programa de treinamento da Folha exige experiência em técnicas jornalísticas. O processo tem três fases. No momento de inscrição, os candidatos fazem uma prova online de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais (português, matemática, inglês, história, literatura, atualidades). Passam entre 250 e 300 para a segunda etapa, que é presencial e inclui mais uma prova objetiva e outra dissertativa. No final, ficam 40 selecionados que participam de um ciclo de palestras na redação da Folha e de uma entrevista (parte em inglês). Procurar provas anteriores, ler jornal diariamente, saber nomes de ministros são passos que Giuliana aconselha para interessados no programa.

Para o curso do Estadão podem se inscrever jornalistas formados até dois anos antes da realização do programa ou alunos do último semestre do curso de graduação em jornalismo. A primeira fase inclui um teste de conhecimentos gerais, português e inglês. Noventa candidatos são chamados para a próxima etapa, que é na redação, em São Paulo, onde é realizado mais um teste de conhecimentos gerais e produzido um texto jornalístico. Além disso, o candidato entrevista uma fonte e ele mesmo também é entrevistado. “Eles querem que você mostre que está a fim, que não vai desistir”, observa Mônica, referindo-se à pressão do processo.

Muitos jornais do país têm programas de treinamento, que são oportunidades de aprendizado e relacionamento. Normalmente são vagas para jovens, recém-formados que estejam interessados em começar a trajetória profissional em uma grande empresa. Os cursos incluem aulas como jornalismo diário, reportagem, plataformas online, entrevistas, edição e pauta. Mais informações sobre os cursos e as próximas inscrições podem ser encontradas nos sites da Folha e Estadão.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org