“Formar cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para transformação da sociedade, por meio de processos educacionais fundamentados nos valores do Evangelho, do jeito Marista.” A frase expressa a missão da Rede Marista que, na segunda-feira (2), completa 200 anos de fundação. No mesmo dia, uma Celebração Eucarística será realizada a partir das 18h30min na Capela da PUCRS. O evento é aberto à comunidade como forma de agradecimento a todos aqueles que contribuíram para que a Instituição chegasse ao seu bicentenário.
Em Marlhes, comuna francesa, nasceu Marcelino Champagnat, homem que dedicou sua vida à missão de tornar Jesus conhecido e amado por todos, principalmente pelos jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 1817, ele fundou a Instituição Marista e, até hoje, irmãos e leigos dão continuidade ao sonho e à missão do religioso.
Hoje, os Maristas de Champagnat estão presentes em cinco continentes do mundo. São mais de 76 mil irmãos, leigos, leigas, colaboradores e mais de 654 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados em 79 países do mundo, que levam adiante o sonho e a missão de seu fundador. No Brasil, os Maristas estão presentes em 23 estados e no Distrito Federal e atendem 98 cidades brasileiras.
Famequiana ligada à Rede Marista:
A estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Eduarda Pereira é estagiária de comunicação no Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade desde agosto de 2016. Em convênio com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), a Pastoral recebe alunos, professores e técnicos administrativos que desejam viver experiências em comunidades que estejam em situação de vulnerabilidade social.
Para ela, trabalhar no local é sinônimo de carinho, amor e o cuidado com o próximo, valores que estão muito acentuados no seu dia a dia. “A equipe é muito boa, sempre dispostos a me auxiliar. E, no geral, representa um local de empatia, de cuidado com o outro. Todos que vão até a Pastoral são bem recebidos e, aos que não vão, a Pastoral faz questão de alcançar de alguma maneira – seja através de eventos ou doações”, conta. Sobre os ensinamentos da Rede Marista, Eduarda ressalta a acolhida e o atendimento qualificado.