Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
29 de dezembro de 2016

Rede Marista completa 200 anos de fundação; conheça um pouco mais

Celebração Eucarística em homenagem ao bicentenário acontece quinta-feira (2)
Por Bianca Gross
São Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas (Imagem: Divulgação)

São Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas (Imagem: Divulgação)

“Formar cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para transformação da sociedade, por meio de processos educacionais fundamentados nos valores do Evangelho, do jeito Marista.” A frase expressa a missão da Rede Marista que, na segunda-feira (2), completa 200 anos de fundação. No mesmo dia, uma Celebração Eucarística será realizada a partir das 18h30min na Capela da PUCRS. O evento é aberto à comunidade como forma de agradecimento a todos aqueles que contribuíram para que a Instituição chegasse ao seu bicentenário.

Em Marlhes, comuna francesa, nasceu Marcelino Champagnat, homem que dedicou sua vida à missão de tornar Jesus conhecido e amado por todos, principalmente pelos jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 1817, ele fundou a Instituição Marista e, até hoje, irmãos e leigos dão continuidade ao sonho e à missão do religioso.

Hoje, os Maristas de Champagnat estão presentes em cinco continentes do mundo. São mais de 76 mil irmãos, leigos, leigas, colaboradores e mais de 654 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados em 79 países do mundo, que levam adiante o sonho e a missão de seu fundador. No Brasil, os Maristas estão presentes em 23 estados e no Distrito Federal e atendem 98 cidades brasileiras.

 

 

Eduarda Pereira, aluna do terceiro semestre de jornalismo (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Eduarda Pereira, aluna do terceiro semestre de Jornalismo (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Famequiana ligada à Rede Marista:

 

A estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Eduarda Pereira é estagiária de comunicação no Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade desde agosto de 2016. Em convênio com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), a Pastoral recebe alunos, professores e técnicos administrativos que desejam viver experiências em comunidades que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Para ela, trabalhar no local é sinônimo de carinho, amor e o cuidado com o próximo, valores que estão muito acentuados no seu dia a dia. “A equipe é muito boa, sempre dispostos a me auxiliar. E, no geral, representa um local de empatia, de cuidado com o outro. Todos que vão até a Pastoral são bem recebidos e, aos que não vão, a Pastoral faz questão de alcançar de alguma maneira – seja através de eventos ou doações”, conta. Sobre os ensinamentos da Rede Marista, Eduarda ressalta a acolhida e o atendimento qualificado.

 

 

 

 

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org