Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
15 de junho de 2016

Relações-públicas apresentam novos mercados de atuação

Saguão e auditório da Famecos são palco para prática de produção de eventos
Por Júlia Bueno
Cobertura fotográfica do evento faz parte da disciplina (Foto: Bernardo Speck)

Cobertura fotográfica do evento faz parte da disciplina (Foto: Bernardo Speck)

Alunos da disciplina de Planejamento e Produção de Eventos do curso de Relações Públicas (RP) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, turno da noite, promoveram, na terça-feira (14), o evento Relações Públicas: explorando novos mercados. Com o propósito de proporcionar um debate sobre mercados ainda pouco conhecidos na atuação de um RP, o encontro contou com a participação de convidados que falaram sobre as funções da profissão. Outra abordagem apresentada foi sobre como a atividade se torna um diferencial para qualquer segmento empresarial.

Com início às 18h30min, a primeira etapa do evento ocorreu no saguão da Famecos com pré-palestras. A atual coordenadora executiva da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Natacha Gastal, começou sua participação falando sobre o terceiro setor. A diplomada em Relações Públicas pela Faculdade integra o projeto Vida Urgente há 15 anos. Sobre o trabalho feito na organização não-governamental, Natacha falou que a área era vista por ela como um lugar de passagem e não de permanência.

Em contrapartida, com o tempo, percebeu que o espaço envolve habilidades relacionadas ao conhecimento administrativo e à gestão de empresas. “Me sinto muito realizada por construir minha carreira no terceiro setor. É um mercado que pode ser visto com mais carinho”, expôs. A ex-famequiana constatou ainda o porquê de ingressar no ramo. “Foi uma maneira que encontrei em conectar o meu interesse pelas questões públicas com a de poder fazer a mudança”, salientou. Para ela, poder atuar no cenário público e privado é fascinante.

Fabiano Bonella, fundador da Bonella Produções, deu continuidade às pré-palestras. “É sempre muito bom voltar à nossa casa”, comentou. Ao dividir sua fala em quatro momentos, o diretor da empresa discorreu sobre a trajetória percorrida até chegar na área cultural. Destacou os projetos realizados pela Bonella Produções e sugeriu dicas de oportunidades direcionadas à cultura. Ele iniciou o curso de Relações Públicas no ano de 2006 e, em 2007, abriu a produtora. Bonella, que começou no ramo da música, lembrou a relevância de buscar vivências na área em que se quer construir carreira. “Pensar nisso só na hora de entrar no mercado de trabalho não pode acontecer”, enfatizou.

Às 19h20min, a palestrante Camila HeeLary Schultz, atuante na área de design de interface e desenvolvimento web na empresa Dev4you, integrou o salão da Faculdade. Quando universitária, comentou que tinha afinidade com a área da informática e que participou do Núcleo Web no Espaço Experiência. Depois de formada, iniciou as atividades no mercado de trabalho direcionadas a experiências do usuário. Posteriormente, envolveu-se com desenvolvimento de software em relação ao atendimento do próprio programa. “A área ainda é pouco explorada. As pessoas têm preconceito e acham que a informática não tem relação com a área da comunicação”, alertou.

Após a integração com os convidados, o público se dirigiu ao auditório da Famecos. Roberta Bertoi, gerente de Marketing no Imobex, incorporou a segunda etapa do evento. O assunto abordado foi inbound marketing e a importância do relações-públicas nesse cenário. Roberta falou sobre a função do marketing dentro de uma empresa e a ligação da internet no processo de relacionamento com potenciais consumidores. “Estar nas redes sociais não é mais uma questão de escolha, é uma obrigação”, atentou. A diplomada pela Faculdade observou a importância de um relações-públicas de buscar inovar e saber gerenciar todos os tipos de informação. “Quem quer ser um bom RP deve saber lidar com números. O profissional deve ter ciência de que essa também é uma forma de contribuir para o crescimento da empresa”, finalizou.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org