Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMEMORAÇÃO
2 de dezembro de 2015

Relações-públicas comemoram dia nacional da profissão

Coordenadora do curso na Famecos, Denise Alves ressalta a função do profissional no cenário atual
Por Nicolle Timm
unnamed

(Arte: Núcleo de Criação do Espaço Experiência da Famecos)

Há 101 anos, surgia o primeiro Departamento das Relações Públicas no Brasil. Ele pertencia à The Light and Power Co. Ltda., companhia canadense e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP). O fundador desse departamento foi o engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo. Ele faleceu em 15 de fevereiro de 1933, mas deixou sua marca e foi considerado o patrono das Relações Públicas no país. No dia 14 de junho de 1984, 51 anos após sua morte, a Lei 7.197 concedeu-lhe o título de pioneiro da profissão no Brasil e estabeleceu o dia de seu nascimento, 2 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.

Denise Alves, coordenadora do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, se graduou em 1998, e, desde então, atua na área. Ela vê o profissional de RP como gestor da comunicação, responsável por fazer o gerenciamento dos públicos. “É quem lê o cenário e observa os públicos, identifica oportunidades e aproxima as pessoas”, diz. Para a coordenadora, a data é uma celebração de uma profissão que tem exercício no Brasil há 101 anos, mas que está sempre se renovando devido às constantes mudanças dos cenários econômico e social. Denise afirma que, em razão disso, há sempre uma releitura para promover relacionamentos eficazes que gerem resultados.

Desde que as Relações Públicas surgiram no país, a coordenadora evidencia algumas melhorias como o amadurecimento da profissão e um reconhecimento mais forte da área. “Houve um incremento a partir das novas tecnologias. Hoje, a democratização de acesso à informação potencializa a área e gera novos desafios”. Com um cenário de crise em diversas partes do mundo, entre elas o Brasil, Denise ressalta a importância do profissional. “A gestão de crises é um dos pilares estratégicos da profissão. Essas situações são oportunidades para que o relações-públicas gerencie e se manifeste de forma eficiente”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org