Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
LABORATÓRIOS
13 de junho de 2019

Reportagem do Editorial J sobre educação chega a 800 compartilhamentos no Facebook

Vídeo aborda a vida de um professor do ensino público do Rio Grande do Sul, que vive há 4 anos com o salário parcelado
Por Gabriela Felin

O sonho de uma estudante encontra o desespero de um professor. Maria Eduarda Rocha, que cursa o terceiro semestre de estudos na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, decidiu usar o Jornalismo, sua profissão – cujo diploma ainda tarda mais alguns anos –, para o que remonta a vocação maior dessa atividade: dar voz a quem precisa ser escutado. Maria Eduarda escolheu dedicar os cinco minutos de sua reportagem a denunciar a dura vida de um professor de ensino público no Rio Grande do Sul, vivendo há cerca de quatro anos com o salário parcelado. E é também do jornalismo a função de tocar e indignar as pessoas, reação demonstrada nesta época de redes sociais em dois impressionantes números. A reportagem teve mais de 90 mil visualizações e 800 compartilhamentos no Facebook.

Reprodução Facebook

Os números foram catapultados pelos compartilhamentos feitos por alunos e ex-alunos do professor entrevistado – e protagonista da reportagem –, o professor João Paulo Costa. Em paralelo, a equipe do Editorial J reforçou a divulgação em grupos e nichos para os quais o material fosse ainda mais relevante, como o do CPERS-Sindicato, por exemplo. Das 80 mil pessoas alcançadas pelo Editorial J, 80% são de fora do público que segue o laboratório. O resultado é que outros conteúdos feitos por outros alunos do laboratório de jornalismo também terão maior visibilidade. De acordo com Maria Eduarda: “Fiquei bem feliz com a relevância que teve.”

Segundo o coordenador editorial do Editorial J, professor Me. Fábio Canatta, isso gera, além de um aumento no número de seguidores do Editorial J, uma maior responsabilidade e comprometimento com o próprio trabalho por parte dos estudantes.

A ideia da pauta surgiu com o projeto de um telejornal especial sobre educação O programa foi ao ar na semana do segundo protesto contra o corte de verbas da educação, imposto pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub do Governo Bolsonaro. De acordo com o professor Canatta, a importância de uma reportagem como essa também se dá pela pouca cobertura dada pela mídia tradicional ao assunto.  

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org