Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
13 de outubro de 2016

Reportagens de alunos são transmitidas em rádios

Emissoras comunitárias do RS firmam parceria com a Faculdade para veiculação de conteúdo
Por Assessoria do laboratório de jornalismo convergente Editorial J
(Foto: Edissa Waldow)

Reportagens em áudio são feitas por integrantes da Agência de Notícias do Editorial J (Foto: Edissa Waldow)

Uma nova parceria entre a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, através da Agência J, e as rádios comunitárias está surgindo. Desde segunda-feira (10), as emissoras comunitárias do Rio Grande do Sul passaram a receber reportagens em áudio sobre o tema Direitos Humanos elaboradas por alunos da Faculdade. A meta é, gradativamente, ampliar o número de programas oferecidos para as emissoras conforme a produção dos estudantes.

Para o coordenador do Curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff, a iniciativa permite não apenas a experimentação dos alunos na prática ensinada em sala de aula, mas também o reconhecimento pelo esforço e a dedicação no desenvolvimento de um trabalho acadêmico que serve de modelo para o exercício profissional em rádios. “A Agência é um espaço criado especialmente para produção de conteúdos mais densos, com alunos dedicados a isso. Já entregamos muita coisa boa em texto e foto. E começar a trabalhar e entregar conteúdo em áudio abre um leque sensacional na trajetória acadêmica dos alunos, pois permitirá uma visibilidade ainda maior com a veiculação em centenas de rádios espalhadas pelos quatro cantos”, explica.
O presidente da Associação das Rádios Comunitárias do Estado, Lauro Pacheco, acredita que a iniciativa permite que as emissoras afiliadas tenham acesso a um conteúdo qualificado e que dificilmente estaria ao alcance das rádios. Além disso, segundo ele, o conteúdo está muito próximo do cotidiano dos ouvintes e retrata suas realidades. “Eles terão informações e poderão escutar relatos muito próximos de suas rotinas”, comenta.
O primeiro audiodocumentário, Abusada – entre a violência e o empoderamento, foi produzido pelas estudantes Giovana Fleck, Eduarda Endler Lopes e Maria Clara Westphalen para a disciplina de Produção e Edição em Radiojornalismo. A reportagem retrata como organizações e movimentos lutam por conscientização e transformação de comportamentos no cenário de violência contra a mulher. Para acompanhar os trabalhos produzidos pelos alunos da Famecos e solicitar a reprodução, basta acessar o site do Editorial J.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org