
Reportagens em áudio são feitas por integrantes da Agência de Notícias do Editorial J (Foto: Edissa Waldow)
Uma nova parceria entre a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, através da Agência J, e as rádios comunitárias está surgindo. Desde segunda-feira (10), as emissoras comunitárias do Rio Grande do Sul passaram a receber reportagens em áudio sobre o tema Direitos Humanos elaboradas por alunos da Faculdade. A meta é, gradativamente, ampliar o número de programas oferecidos para as emissoras conforme a produção dos estudantes.
Para o coordenador do Curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff, a iniciativa permite não apenas a experimentação dos alunos na prática ensinada em sala de aula, mas também o reconhecimento pelo esforço e a dedicação no desenvolvimento de um trabalho acadêmico que serve de modelo para o exercício profissional em rádios. “A Agência é um espaço criado especialmente para produção de conteúdos mais densos, com alunos dedicados a isso. Já entregamos muita coisa boa em texto e foto. E começar a trabalhar e entregar conteúdo em áudio abre um leque sensacional na trajetória acadêmica dos alunos, pois permitirá uma visibilidade ainda maior com a veiculação em centenas de rádios espalhadas pelos quatro cantos”, explica.
O presidente da Associação das Rádios Comunitárias do Estado, Lauro Pacheco, acredita que a iniciativa permite que as emissoras afiliadas tenham acesso a um conteúdo qualificado e que dificilmente estaria ao alcance das rádios. Além disso, segundo ele, o conteúdo está muito próximo do cotidiano dos ouvintes e retrata suas realidades. “Eles terão informações e poderão escutar relatos muito próximos de suas rotinas”, comenta.
O primeiro audiodocumentário,
Abusada – entre a violência e o empoderamento, foi produzido pelas estudantes Giovana Fleck, Eduarda Endler Lopes e Maria Clara Westphalen para a disciplina de Produção e Edição em Radiojornalismo. A reportagem retrata como organizações e movimentos lutam por conscientização e transformação de comportamentos no cenário de violência contra a mulher. Para acompanhar os trabalhos produzidos pelos alunos da Famecos e solicitar a reprodução, basta acessar o
site do Editorial J.