Na estante da sua sala, Taís Seibt guarda um troféu do 25º SET Universitário. Às 13h de 24 de julho de 2013, no entanto, a jornalista não está em casa. Quarta-feira é dia de trabalho, na sede de Zero Hora. Em uma sala à parte da redação, Taís conta como criou a melhor reportagem impressa – chamada Transparente, mas colorida – da última edição da Mostra Competitiva.
Enquanto ainda estudava na Unisinos, a repórter pôde participar duas vezes de um projeto desenvolvido na Faculdade, a revista Primeira Impressão. Para realizá-lo, duas turmas de Jornalismo, das disciplinas de Projeto Experimental em Revista e Projeto Experimental em Fotografia, trabalham juntas na confecção do material. “Eu fazia monitoria da turma do texto. Resolvi criar uma reportagem também, porque gostei do tema. Encarei como minha última missão na universidade”.
O tema da 36ª edição da revista, lançada em dezembro de 2011, foi Há cores por todos os lados. Enquanto os alunos escolhiam 11 delas, Taís, juntamente com o monitor da cadeira de Foto, André Ávila, decidiram participar com a pauta incolor. “Pensamos em mostrar de que forma as pessoas enxergavam a água, abordando a ligação dela com suas trajetórias pessoais”, relata. A partir das respostas de três profissionais – um pescador, um químico e um jardineiro –, a jornalista questionou a característica do elemento natural.
Para a repórter, o jornalismo é fascinante pela oportunidade de conhecer locais, pessoas e histórias que, trabalhando em outra profissão, talvez jamais pudesse conhecer. “Já tive a chance de visitar presídios. Outras vezes fui a aldeias indígenas. São lugares que algumas pessoas não iriam, por medo, vergonha ou preconceito”. Isso foi um incentivo para que a estudante não desistisse da graduação, que aconteceu depois de oito anos. Não se arrepende – nem se martiriza – de ter viajado de Gramado, sua cidade natal, até sua universidade três vezes por semana, por quatro anos.
Desde 2010 na Zero Hora, Taís Seibt afirma aprender um pouco todos os dias. “As matérias, muitas vezes, nos fazem refletir”, explica. A própria matéria vencedora da Mostra fez a jornalista repensar a importância da água em sua vida e na da sociedade. Com ela, por exemplo, a julgar pelo resultado no SET, a última missão de Taís na faculdade foi cumprida.
As inscrições para a Mostra Competitiva do 26º SET Universitário se encerram em 12 de agosto. Veja como participar no site.