Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
27 de maio de 2013

Repórter de Zero Hora visita a Famecos

Gustavo Brigatti participou de aula do professor Ticiano Paludo
Por Samuel Lima
Gustavo Brigatti fala sobre crítica musical (Foto: Ticiano Paludo)

Gustavo Brigatti fala sobre crítica musical (Foto: Ticiano Paludo)

Na última segunda-feira, os estudantes do primeiro semestre de Jornalismo conheceram Gustavo Brigatti, repórter especializado em crítica musical. O encontro com o jornalista de Zero Hora aconteceu em aula, na disciplina de Tecnologias Audiovisuais da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. Brigatti falou por aproximadamente uma hora e trinta minutos. Utilizou o tempo para relatar experiências pessoais e impressões sobre sua área de atuação, além de responder a perguntas dos alunos.

O jornalista foi categórico: “Não é fácil ser crítico”. Porém, não quis desencorajar os futuros colegas de profissão. Para ele, conquistar espaço na área requer um conhecimento geral de música, embora seja interessante especializar-se em algum gênero. Afirmou ainda que não há uma preferência por pautas específicas, independentemente do estilo musical e da fama dos artistas.

Em certos momentos, o repórter foi nostálgico. “Antigamente, as casas de show criavam uma identidade por tocar determinado gênero musical. Hoje, por motivos financeiros, os donos dos locais têm de oferecer apresentações de artistas de todos os gêneros”. E não escondeu qual banda mais gosta, AC/DC.

O jornalista é natural de Americana, São Paulo. Acredita, inclusive, que a origem é um fator positivo para sua carreira no Rio Grande do Sul. Assim, não mantém tantas afetividades no meio musical, o que permite que sua crítica seja o mais imparcial possível. Brigatti estudou na PUCRS antes de trabalhar no veículo impresso do Grupo RBS.

O ministrante da disciplina, Ticiano Paludo, conheceu pessoalmente o convidado quando produziu uma matéria para ZH neste ano. “Admiro o trabalho do Gustavo. Ele mantém uma linha coerente em suas críticas. Não faz polêmica simplesmente para criar repercussão. Realmente acredita no que escreve”, afirma o professor.

Não é a primeira vez que Paludo traz profissionais para conversar com alunos em suas aulas. Para ele, a interação com jornalistas atuantes no mercado é importante para que conheçam um espaço em que poderão, futuramente, trabalhar.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org