Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
POLÊMICA
25 de maio de 2012

Retirada de outdoors é radical, dizem professores

Por Adriano Pinzon
Os professores Rogério Fraga e Vinícius Mano são contra a medida (Foto: Giovanna Pozzer)

Os professores Rogério Fraga e Vinícius Mano são contra a medida (Foto: Giovanna Pozzer)

Na semana passada, entrou em tramitação um projeto na Câmara de Vereadores de Porto Alegre que propõe a retirada de outdoors da Capital, o que já acontece em São Paulo desde 2007. Caso o projeto for aprovado, todos as peças, inclusive as regularizadas, não farão parte do cenário da cidade.

Os professores de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Rogério Fraga e Vinícius Mano são contrários à ação proposta pelo vereador Idenir Cecchin. Fraga diz que o banimento é uma atitude muito precipitada. “Assim como muitas coisas no Brasil, ao invés de corrigirem o problema, aderem a uma ação radical”, critica o professor, que acredita que há falta de rigidez na fiscalização de peças ilegais.

Para Vinícius Mano, é necessária a redução do número de outdoors. Para ele, a exposição deve ser refletida com mais profundidade. “É preciso analisar o que poluirá determinados locais e o que não afetará o ambiente”, diz Mano, que vê na extinção dos mesmos uma perda não só para as empresas responsáveis, mas também para os anunciantes. Como exemplo, o professor cita o lançamento da linha de leites e chocolates da marca Mumu. “Foram colocados outdoors perto dos supermercados, para que as pessoas vissem, chegassem ao mercado e comprassem os novos produtos. Foi essencial para as vendas”, observa.

Juliana da Silveira, diretora executiva da H Mídia, que trabalha com a produção de outdoors, afirma que a regularização seria a medida certa a ser adotada. “Já foram retiradas várias peças ilegais depois da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental”, referindo-se ao acordo assinado por diversas agências com a promessa de que todos os outdoors irregulares seriam legalizados, o que não foi cumprido por algumas empresas. “Hoje, a H Mídia possui 500 pontos com outdoors, todos regularizados”, assegura a diretora, que define como drástica a possível aprovação do projeto. Caso aprovado, a prefeitura terá 60 dias para retirar os 1.500 outdoors existentes na capital gaúcha.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org