Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMEMORAÇÃO
15 de dezembro de 2016

Retrospectiva Famecos 50 anos: relembre os melhores momentos

Treze atividades foram realizadas em comemoração ao aniversário da Faculdade
Por Júlia Bueno

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS completou, este ano, 50 anos. Ao longo de 2016, diversas atividades foram propostas como forma de resgatar o passado construído até então e refletir sobre o presente, almejando um futuro de sucesso. Com início em agosto e término no último mês do ano, 13 homenagens foram feitas para a comunidade acadêmica. A história, porém, não termina por aqui. Novos protagonistas continuarão a escrever a trajetória do prédio 7.

 

 

Como tudo começou 

Portal_AF

Campanha dos 50 anos da Famecos é realizada pelo Núcleo de Criação do Espaço Experiência (Foto: Divulgação)

A campanha comemorativa dos 50 anos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS iniciou em março e foi elaborada ao longo de sete meses, até chegar a solução final. Futuro, movimento e instabilidade foram as palavras-chave que conduziram a construção da identidade visual. Produzida pelos alunos do Núcleo de Criação do Espaço Experiência, ela teve o propósito de evidenciar a atualidade e renovação da Faculdade ao se tornar cinquentenária. As reticências sinalizam o futuro do prédio 7, as bolas de basquete simbolizam movimento e a pessoa envolvida no número 5 faz referência ao protagonismo exercido por todos os alunos durante a trajetória.

 

 

 

AGOSTO 

 

Início das comemorações 

 

Ao som de clássicos dos anos 60, década que inaugurou a primeira faculdade de comunicação social do Brasil, o saguão do prédio 7 foi palco da abertura das celebrações do cinquentenário da Famecos. O diretor João Guilherme Barone introduziu as falas contando de maneira breve a história no decorrer de todos esses anos e convidou, posteriormente, os alunos a seguirem para as salas de aula. Lá foram apresentados o selo, o vídeo e o hotsite desenvolvidos para o aniversário. (Álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos)

 

 

SETEMBRO

 

No nosso presente cabe todo o nosso passado. E ele nos prova a testar o futuro. 

 

A palestra Que Mundo é Esse? deu início à programação do 29º SET Universitário. Junto com ela, um vídeo em homenagem aos 50 anos da Faculdade resgatou os principais acontecimentos do ano de 1966. A breve retrospectiva foi feita pelo Núcleo de Audiovisual do Espaço Experiência e relembrou momentos de referência da época.

 

OUTUBRO

 

Aula comemorativa com sociólogo Muniz Sodré 

 

30178722151_86509af49b_z

Professor e pesquisador Muniz Sodré ministrou a palestra de abertura das comemorações de 50 anos da Famecos (Foto: Clarissa Menna Barreto/Famecos/PUCRS)

O auditório da Famecos lotou, e o motivo de tamanho engajamento foi um só: Muniz Sodré. Graduado em Direito, mestre em Sociologia e doutor em Ciência da Literatura, o professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falou sobre as transformações da Comunicação nas últimas cinco décadas. O pesquisador traçou a trajetória semântica e material da área ao longo dos 50 anos e discursou a respeito do uso das redes sociais e da informação no meio digital. Expôs seu pensamento e afirmou que a internet não comunica do ponto de vista de conteúdo, mas mostra que a essência da comunicação é conectar. O sociólogo destacou o prestígio feito pela Faculdade em relação a carreira do professor e deu ênfase no espaço que existe para pesquisa dentro do prédio 7. Na sua visão, a Famecos está atenta às novas perspectivas de ver o mundo e pensar no futuro. Aconselhou, ainda, que os estudantes de Comunicação leiam mais. (Palestra online e álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos).

 

Festa Nacional da Música

 

Da esquerda para a direita, o mediador do debate, Claudinho Pereira, ao seu lado, o músico André Abujamra, o gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), Ricardo Mello e o músico Silvio Marques (Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS)

Da esquerda para a direita, o mediador do debate, Claudinho Pereira, ao seu lado, o músico André Abujamra, o gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), Ricardo Mello e o músico Silvio Marques (Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS)

Em parceria com a Famecos e o Polo de Produção Sonora do Rio Grande do Sul, a Festa Nacional da Música promoveu o painel Trilha Sonora no Cinema, Game e Publicidade. O encontro contemplou a programação do cinquentenário da Faculdade e exibiu o documentário Rock Grande do Sul 30 Anos. Houve a participação de personalidades de renome do mercado da música, como André Abujamra, Silvio Marques e Ricardo Mello. O filme, que relata um dos capítulos mais importantes que hoje conhecemos como Rock Gaúcho, tem a duração de 35 minutos. O longa apresenta a épica trajetória do rock – com início em setembro de 1985 com um show no Gigantinho – que reuniu, pela primeira vez, somente bandas locais e um público de mais de 10 mil pessoas. O documentário culmina com a escolha de cinco bandas para participar de uma coletânea, as colocando no mercado nacional. (Álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos).

 

 

Janelas do tempo: uma comparação entre passado e presente da Famecos

 

exposicaojanelasO conceito utilizado nas fotografias foi inspirado em projetos realizados por Zero Hora, Correio do Povo e MemoPoa. Fotos capturadas entre as décadas de 1960 e 1990, retiradas do Núcleo de Memória Institucional da Famecos, foram reproduzidas – pelos alunos do Núcleo de Fotografia do Espaço Experiência – com o intuito de fazer uma comparação visual e despertar o sentimento de nostalgia. Expostas em banners de tecido, as imagens tem 1 metro de altura e 1,5 metro de largura. A contraposição ocorre por conta das diferentes opacidades: a imagem do passado está impressa em um tecido mais opaco, enquanto, na sua frente, está a imagem da atualidade, impressa em um tecido transparente. Durabilidade e possibilidade de interação foram os critérios de escolha do material. O projeto é de autoria coletiva. (Álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos).

 

NOVEMBRO

 

Comemorar o presente e refletir sobre o futuro

 

30246381393_96d1a9982b_z

Pen drive introduzido em uma cápsula do tempo que estará disponível a partir de 2017 na Famecos (Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS)

O saguão do prédio 7, no turno da noite, foi palco de três momentos marcantes na história da Famecos. Alunos e professores puderam participar de uma sessão de fotos realizada pelo Núcleo de Fotografia do Espaço Experiência em um espaço comemorativo, além da gravação de depoimentos para a Time Machine, com relatos em um pen drive introduzido em uma cápsula do tempo com a finalidade de adivinhar o rumo da comunicação na próxima década. Respostas baseadas na pergunta “Como você imagina que vai ser a comunicação em 2026?” foram coletadas e serão reveladas daqui a 10 anos. Quem não estava no saguão pôde colaborar com o projeto pelo hotsite #Famecos50anos e ele estará disponível na Faculdade a partir de 2017. Na mesma ocasião, todos os presentes cantaram parabéns à Famecos e degustaram um bolo de aniversário, com sabores chocolate e leite ninho, feito pela aluna de Relações Públicas Luiza Feil. (Álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos).

 

 

Os rumos da Comunicação na visão do CEO da organização global de imprensa WAN-IFRA 

30979265631_95f8c01e2f_z

Palestra com o CEO da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), Vincent Peyrègne (Foto: Natalia Pegorer/Famecos/PUCRS)

Vincent Peyrègne, CEO da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), tratou com prioridade sobre novas fronteiras a serem exploradas na área da Comunicação. As mudanças que a tecnologia causa na vida das pessoas, alterando a qualidade de vida, principalmente através de transportes, comunicação e relações de trabalho foi a pauta principal. Durante a palestra, o CEO explicou que o conceito de mídias de massa foi transferido para as mídias sociais, possibilitando a exploração de novas fronteiras. Além disso, segundo Peyrègne, a mudança nas relações deixa a linha entre o jornalismo e o entretenimento praticamente inexistente. (Álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos).

 

 

Griffe PUCRS lança coleção 

31161437615_d816c110bb_z

Famecos, em parceria com a Griffe PUCRS, lança uma coleção em homagem aos seus 50 anos (Foto: Duda Mariné/Famecos/PUCRS)

Com a ideia de promover algo referente ao cinquentenário da Famecos, a Griffe PUCRS em parceria com a Faculdade lançou camisetas e moletons para celebrar o aniversário. São quatro modelos em três cores distintas que podem ser adquiridas através de encomendas na loja, localizada no prédio 11, ou no 2˚ andar do prédio 7. (Álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos).

 

 

 

 

 

 

 

Pop and Rock Legends 

31167604196_452e781df7_z

Orquestra da PUCRS e banda dos Professores da Famecos juntas na última apresentação da orquestra em 2016 (Foto: Caroline Pacheco/Famecos/PUCRS)

Em uma união da Orquestra Filarmônica e Coral da Universidade, a Pop and Rock Legends foi realizada no salão de atos do prédio 40 com participação especial da Banda dos Professores. Ela subiu ao palco tocando Solon Fishbone e finalizou sua participação sob a regência do maestro Marcio Buzatto, ao lado da Orquestra e do Coral. A Banda dos Professores, que surgiu em 2009, é atualmente composta por João Guilherme Barone (guitarra e voz), Ticiano Paludo (guitarra), Claudio Mércio (bateria), Élson Sempé (sax) e Zé Carlos de Andrade (guitarra e voz). A ideia de criação surgiu a partir da união de colegas e amigos, além da paixão pela música e por rock blues. Formado oficialmente em 2009, o grupo tinha como objetivo inicial tocar apenas nos eventos do SET Universitário, mas já ocorreram apresentações não vinculadas à Universidade, como no Dhomba, antiga casa noturna de Porto Alegre. O repertório musical é composto por canções de bandas famosas como Stones, Cream Lou Reed. (Álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos).

 

DEZEMBRO

 

Tempo de agradecer

30554193554_22c212bd1a_z

Missa em ação de graças ao jubileu de ouro da Famecos (Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS)

A Missa em Ação de Graças ocorreu na Igreja Cristo Mestre, localizada no campus da Universidade. A direção da Famecos e o Centro de Pastoral e Solidariedade uniram alunos, professores e demais colaboradores da Unidade. A celebração teve como objetivo agradecer pela trajetória de cinco décadas e comemorar a vida dos mais de 12 mil profissionais de Jornalismo, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas diplomados na PUCRS. (Álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos).

 

 

 

 

 

Melhores momentos dos 50 anos

 

Vídeo produzido pelo Núcleo de Audiovisual que reúne os principais eventos realizados durante as comemorações do cinquentenário da Famecos.

 

 

Forever Famecos

O projeto iniciou no final de 2015 e conta a trajetória, na época de graduação, de quatro professores da Famecos que permanecem na casa até hoje. A série especial finaliza as ações comemorativas do cinquentenário da Faculdade. Conheça a primeira história e acompanhe as demais através do canal Eu Sou Famecos.

 

 

Agradecimento

25975599544_d340ac9bb5_z

Comemoração aos 7 anos do Espaço Experiência, com apresentação da nova identidade visual da agência experimental, realizada no dia 20 de abril (Foto: Núcleo de fotografia/ Famecos/ PUCRS)

Criado em abril de 2009, o Espaço Experiência é formado por 8 núcleos: Assessoria e Comunicação Digital, Atendimento, Audiovisual, Criação, Eventos e Relacionamentos, Fotografia, Pesquisa e Tendências, e Planejamento. Todos eles, de alguma forma, participaram, de maneira integrada e conjunta, das atividades que envolveram os 50 anos da Faculdade. Orgulho de ser e fazer parte do #Famecos50anos.

 

 

 

 

 

 

 

Voltado para as comemorações dos 50 anos, a equipe formada por professores e alunos disponibilizou diversas coberturas pelos meios de comunicação. Além de divulgação para imprensa e entidades, o uso de novas tecnologias e redes sociais foi extremamente utilizada. Através do Twitter, houve o acompanhamento em tempo real de palestras e aulas, assim como produções audiovisuais e coberturas fotográficas via Instagram. Para conferir todo o material produzido, consulte as plataformas digitais Facebook, Flickr, Youtube, e o próprio Portal Eu Sou Famecos. Do mesmo modo que em 2015, nos 50 anos do curso de Publicidade e Propaganda, eventos irão acontecer em 2017, ano que o curso de Relações Públicas completa cinco décadas da existência.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org