Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
21 de março de 2016

Reunião apresenta a disciplina de Estágio Supervisionado

Alunos matriculados começam as atividades na segunda-feira (28)
Por Bárbara Debeluck
Professor Fábio Canatta integra equipe da Agência de Notícias do Editorial J (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Professor Fábio Canatta integra a equipe da Agência de Notícias do Editorial J (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Na tarde da última quinta-feira (17), o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu os alunos de Jornalismo matriculados em Estágio Supervisionado. Foi realizada uma reunião para explicar como funcionará a disciplina e tirar possíveis dúvidas. Estavam presentes os professores responsáveis, Juan Domingues e Fábio Canatta, e o coordenador do curso, Fábian Chelkanoff. “As regras do Ministério da Educação (MEC) mudaram, por isso foi preciso realizar essas alterações”, comentou Chelkanoff ao iniciar o encontro.

Segundo as novas diretrizes curriculares de Jornalismo, homologadas pelo MEC em 2013, o Estágio Supervisionado pode ser realizado em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor. Outra opção é na própria instituição de ensino, em veículos autônomos. Por esse motivo, o Editorial J continua com o estágio voluntário, mas também cria, a partir deste semestre, uma Agência de Notícias, considerada um órgão independente. Esta agência vai receber os alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado.

Outra diretriz do MEC determina que cada aluno tenha um professor que o acompanhe durante o semestre. Esse acompanhamento se dará em encontros quinzenais entre professor e estagiário, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento das atividades realizadas pelo aluno. Um relatório deverá ser produzido pelo professor, em conjunto com o estudante. Este documento deve, obrigatoriamente, ser entregue na penúltima semana de aula, antes da realização do G1.

Durante a reunião, os participantes preencheram um formulário em que deveriam informar quatro professores orientadores de sua preferência. Caso alguém não tenha participado da reunião, a lista com os nomes dos professores está disponível na Secretária da Famecos. O professor Fábio Canatta orientou que a entrega seja feita até segunda-feira (21). A data para o início do trabalho é dia 28 de março.

Na Famecos, o Estágio Supervisionado totaliza 200 horas, tempo mínimo exigido pelo MEC. Se, durante o semestre, o estágio externo for interrompido por qualquer motivo, o estudante deve concluir as horas na Agência de Notícias do Editorial J. Os alunos que optarem pela Agência devem comparecer três vezes por semana, no período da tarde, conforme escala organizada pelos professores. A freqüência é de 75% e a média final igual ou maior a sete. Serão realizadas três produções durante o semente, sendo uma entrega por mês. O tema definido para realização das reportagens é Direitos Humanos.

Para sanar eventuais dúvidas sobre a disciplina, o estudante deve procurar o professor Juan Domingues ou o coordenador do curso, Fábian Chelkanoff.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org