Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
3 de junho de 2015

Revista Famecos adota modalidade Ahead of Print

Sistema visa antecipar a publicação de artigos de revistas científicas
Por Nicolle Timm
Capa por Roberto Tietzmann, a partir de subsídios de www.cutestockfootage.com e  usuário worker em openclipart.org

Capa por Roberto Tietzmann, a partir de subsídios de www.cutestockfootage.com e usuário worker em openclipart.org

A Revista Famecos inaugurou nessa segunda-feira (1˚) a utilização da modalidade Ahead of Print (AOP) e é a primeira no Brasil, na área de Comunicação, a adotar a prática. Esse sistema é uma forma de publicar on-line artigos de revistas científicas antes do fechamento da edição. Os objetivos são antecipar a exposição, facilitar o acesso e o uso de citações por outros autores e, dessa forma, contribuir para a melhor circulação dos trabalhos científicos.

As responsáveis pela mudança são Beatriz Dornelles, editora-executiva, e Paula Jung, editora-assistente. Beatriz é pós-doutora pela Universidade Fernando Pessoa, do Porto (Portugal), além de professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Paula é doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade do Texas, em Austin (EUA), e cursa pós-doutorado na Famecos.

Beatriz conta que a motivação para aderir à prática surgiu a partir de pesquisas em publicações norte-americanas e europeias de referência, que já utilizam a modalidade. Ela explica que o sistema serve para antecipar uma etapa do processo de edição pelo qual a revista científica passa. “São vários procedimentos até a publicação final da revista. Este modelo permite a exposição do texto um pouco antes de todo o processo, que pode demorar meses”.

Beatriz esclarece que os artigos disponíveis no Ahead of Print  passam por várias etapas antes de serem lançados. A primeira consiste na avaliação de critérios como titulação, adequação ao campo da Comunicação, normas técnicas de publicação (da própria revista e da ABNT) e preenchimento preciso dos metadados na submissão on-line. Posteriormente, os documentos são encaminhados para dois pareceristas (pesquisadores de renome) que avaliam o mérito do artigo científico. Outro momento importante é a submissão dos artigos ao Turnitin, programa que verifica a ocorrência de plágio, rastreando semelhanças entre textos disponíveis on-line.

Os autores estreantes na modalidade Ahead of Print da Revista Famecos são: Ciro Marcondes Filho, Edson Fernando Dalmonte, Pedro Vinicius Asterito Lapera, Gustavo Souza, Roberto José Ramos, Cida Golin e Mariana Sirena. Os papers já estão publicados e podem ser conferidos no site. Os interessados em submeter artigos à avaliação da Revista Famecos devem ser pesquisadores-doutores vinculados a instituições de ensino superior, com titulação mínima de Doutor e adotando as normas para submissão. Para quem busca conhecimento aprofundado da área de Comunicação, pode acessar a atual edição e as anteriores.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org