Capa por Roberto Tietzmann, a partir de subsídios de www.cutestockfootage.com e usuário worker em openclipart.org
A Revista Famecos inaugurou nessa segunda-feira (1˚) a utilização da modalidade Ahead of Print (AOP) e é a primeira no Brasil, na área de Comunicação, a adotar a prática. Esse sistema é uma forma de publicar on-line artigos de revistas científicas antes do fechamento da edição. Os objetivos são antecipar a exposição, facilitar o acesso e o uso de citações por outros autores e, dessa forma, contribuir para a melhor circulação dos trabalhos científicos.
As responsáveis pela mudança são Beatriz Dornelles, editora-executiva, e Paula Jung, editora-assistente. Beatriz é pós-doutora pela Universidade Fernando Pessoa, do Porto (Portugal), além de professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Paula é doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade do Texas, em Austin (EUA), e cursa pós-doutorado na Famecos.
Beatriz conta que a motivação para aderir à prática surgiu a partir de pesquisas em publicações norte-americanas e europeias de referência, que já utilizam a modalidade. Ela explica que o sistema serve para antecipar uma etapa do processo de edição pelo qual a revista científica passa. “São vários procedimentos até a publicação final da revista. Este modelo permite a exposição do texto um pouco antes de todo o processo, que pode demorar meses”.
Beatriz esclarece que os artigos disponíveis no Ahead of Print passam por várias etapas antes de serem lançados. A primeira consiste na avaliação de critérios como titulação, adequação ao campo da Comunicação, normas técnicas de publicação (da própria revista e da ABNT) e preenchimento preciso dos metadados na submissão on-line. Posteriormente, os documentos são encaminhados para dois pareceristas (pesquisadores de renome) que avaliam o mérito do artigo científico. Outro momento importante é a submissão dos artigos ao Turnitin, programa que verifica a ocorrência de plágio, rastreando semelhanças entre textos disponíveis on-line.
Os autores estreantes na modalidade Ahead of Print da Revista Famecos são: Ciro Marcondes Filho, Edson Fernando Dalmonte, Pedro Vinicius Asterito Lapera, Gustavo Souza, Roberto José Ramos, Cida Golin e Mariana Sirena. Os papers já estão publicados e podem ser conferidos no site. Os interessados em submeter artigos à avaliação da Revista Famecos devem ser pesquisadores-doutores vinculados a instituições de ensino superior, com titulação mínima de Doutor e adotando as normas para submissão. Para quem busca conhecimento aprofundado da área de Comunicação, pode acessar a atual edição e as anteriores.