Todo estudante tem um professor que o marca. Estes docentes estão ao redor do país. Um deles, em Porto Alegre. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS. Mais precisamente no prédio 7 do Campus, a Famecos. O professor e coordenador do curso de Jornalismo, Fábian Chelkanoff. Ele, junto de mais quatro professores, foi um dos homenageados na nova edição da Revista Imprensa.
O processo se iniciou em agosto, quando o portal da revista abriu a votação para o projeto Professor imprensa. Alunos e ex-alunos dos cursos de comunicação poderiam indicar professores importantes para sua trajetória. Podiam ser indicados, durante todo o mês de setembro, docentes de Jornalismo, Publicidade/Marketing e Relações Públicas. Após as indicações, foram criados dois grupos: os nomes mais citados de cada região e os cinco docentes que lideraram as indicações e participaram da nova edição da revista. Foram mais de 500 nomes e 231 professores homenageados.
Fábian Chelkanoff, Neka Machado e Marques Leonam, todos professores da Famecos, fizeram parte dos cinco nomes mais citados da Região Sul. Chelkanoff foi o vencedor em indicações. Em entrevista à Imprensa, falou sobre a organização dos métodos da Universidade, a relação com os alunos e o futuro do jornalismo. “Formar um bom jornalista, todo mundo forma, mas temos que ir além. É uma relação que pauta nosso dia a dia”, disse. Além disso, falou sobre a profissão e o comprometimento social que ela tem. “A sociedade precisa de jornalismo. Um jornalismo que olhe para as pessoas e entenda que o ser humano é o foco principal dessa história”.