Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
28 de agosto de 2017

Roberta Bertoi: “A Famecos transmite um clima muito familiar”

A atual Gerente de Marketing se formou no segundo semestre de 2008
Por Victor Eduardo Siviero Alves

 

Roberta é também conselheira do Conrerp (Foto: Arquivo Pessoal)

A escolha por um curso de gradução é sempre uma decisão complexa e importante. A responsabilidade de encontrar a profissão ideal ainda cedo é o que assusta muitos jovens. Para Roberta Bertoi, relações-públicas formada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, foi uma escolha ainda mais complicada, já que tinha apenas 17 anos quando ingressou na universidade, em 2005. Mentalidade criativa, constantemente envolvida com ações diversas e sempre disposta a apresentar iniciativas para a idealização de projetos, Roberta passou por indecisões até decidir que Relações Públicas (RP) era o curso ideal para a sua vida. Ela conta que, antes de pensar na profissão, prestou vestibular para Biomedicina, Direito e Publicidade e Propaganda (PP). Na PUCRS, a comunicadora matriculou-se em PP, curso que estava decidida a realizar. No entanto, alguns dias após se matricular, o resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) mudou os rumos de sua trajetória acadêmica e a aluna foi contemplada com uma bolsa integral em RP. “Uma bolsa integral para estudar na Famecos? Eu não pensei duas vezes”, comenta.

Roberta encontrou na Famecos um ambiente novo e diferente de tudo. Até então, a única referência que a nova universitária tinha da PUCRS era da Escola de Direito, já que sua irmã estudava naquele local. “As vezes, eu ia buscá-la com meus pais. Já tinha visitado. É uma realidade bem diferente, o prédio de Direito e o prédio da Famecos”, compara. Desde o primeiro dia na Faculdade, conforme conta, a atmosfera de acolhida era muito grande. “Pessoas legais e um clima muito cool” variavam todos os estilos e faziam a famequiana se perguntar em qual tribo se encaixaria e qual seria o seu perfil naquele ambiente. “A Famecos transmite um clima muito familiar. Algo que eu considero muito importante durante a Faculdade”, lembra.

O Bar da Famecos tem a fama de ser um grande atrativo para os estudantes organizarem os pontos de encontro. Com isso, Roberta afirma que gostava de frequentar o local com seus amigos. “Eu lembro que na época tinha um cachorro quente espetacular, um cafezinho maravilhoso e uma salada de frutas sensacional”, avalia. Não só o Bar, mas o saguão também é lembrado como um lugar para marcar as reuniões antes de subir para as aulas. “Toda vez que eu tenho que encontrar alguém da Faculdade, o meu ponto de encontro é sempre o saguão. Eu não consigo pensar em outra alternativa”, relata.

Sem ter uma noção exata sobre o curso, já que antes de saber o resultado do Prouni não conhecia muito sobre a profissão, Roberta lembra que as cadeiras introdutórias do primeiro semestre a fizeram decidir que realmente era a carreira de RP que ela queria seguir na área da comunicação. Segundo ela, era uma escolha desafiadora na época. Ela ficava se perguntando qual o conceito básico da profissão e descobriu que se aprende e estuda para dizer que o papel de RP é manter a harmonia do sistema social, que evolve o público e a organização. “E, hoje na área, eu posso dizer que é exatamente assim”, afirma.

Sendo uma pessoa com perfil voltado para a área da comunicação, a relações-públicas revela que começou a estagiar antes mesmo de entrar na faculdade. “Eu já fazia quando eu estava no ensino médio, então não tinha porque parar”.  Seus estágios sempre tiveram ligação com a área de marketing e web. “Acho que eu já trabalho com MKT digital desde antes do Orkut”. Roberta começou fazendo estágio na Cia. Processamento Dados do Estado Rio Grande Sul (Procergs), onde produzia artigos para sites do estado. Depois, foi trabalhar na Espalhe, uma agência de marketing de guerrilha que se encontra em São Paulo. O estágio consistia, segundo ela, em uma ação feita para o lançamento do serviço VivoMoblog. “Os celulares com câmera ainda eram uma grande novidade, e a tecnologia dos celulares da Vivo não eram nem de chip”, explica. A função da profissional consistia em caçar as novas tendências, bater fotos e publicar em um blog por meio de SMS e MMS. “Imagina só escrever uma redação em um celular que só tem teclado numérico. Apertar três vezes no um pra chegar na letra C”, brinca. Para ela, essa experiência foi muito válida, pois, através da empresa, viajou pela primeira vez para a capital paulista e conheceu outros 50 estagiários do Brasil que faziam a mesma coisa. Graças a essa oportunidade, Roberta teve a sua principal motivação para ingressar no mercado de trabalho após se formar. Depois que a campanha na Vivo acabou, ela foi fazer estágio diretamente para a empresa. “Eu pude aprender sozinha a criar campanhas de marketing e relacionamento com os clientes, foi a primeira vez que eu entendi a importância de uma ferramenta de e-mail marketing para o processo de comunicação com o mercado, clientes, colaboradores e também para aumentar resultados comerciais”, revela.

Roberta ao lado de equipe e clientes no Salão do Imóvel (Foto: Arquivo Pessoal

Formada no segundo semestre de 2008, Roberta afirma que, até 2012, as experiências que teve logo no início foram como RP. Em 2012, no entanto, ela foi convidada para criar um setor de comunicação e marketing na Imobex, uma empresa de software para o mercado imobiliário. Como ela conta, a instituição estava em crescimento constante a ainda não tinha uma estrutura de comunicação adequada. Ela teve, por exemplo, que formar uma equipe, montar um planejamento, traçar ações, definir o orçamento e focar em um objetivo para atuar. A partir disso, a profissional percebeu que o resultado de tudo o que fazia refletiria nos números da empresa, então, assim que as ações começaram a ser executadas, ela visualizou que precisava mensurar e enxergar o resultado do departamento. “Comecei a olhar com mais atenção para área comercial. Aos poucos, fui entendendo que minhas responsabilidades iam além de ser relações-públicas e que o meu expertise de RP era fundamental para o andamento das ações de marketing que executamos”. Hoje, a Imobex faz parte do grupo Navent. Neste ano, a profissional foi transferida para São Paulo e começou a atuar como Consultora de Marketing Digital da Imovelweb, segundo maior portal imobiliário do Brasil.

Roberta conta com uma especialização em Branding de Conexão, que fez na Famecos em 2011, e um MBA em Gestão Empresarial, que fez pela UniRitter em 2014. Ela revela qua os aprendizados adquiridos na faculdade fazem parte do dia a dia dela como profissional. Na disciplina de Projeto Empresarial Livre, por exemplo, ela aprendeu a montar um projeto. “Até hoje, todos os projetos que eu planejo, eu uso a mesma estrutura, os mesmos tópicos que aprendemos em sala de aula”. Na aula de Cerimonial e Protocolo, ela descobriu como montar uma mesa, ordenar bandeiras e escrever um cerimonial. E, com o professor Tibério e a professora Marisa, na disciplina de Redação, ela estudou como preparar um release. “Na hora de mandar um release para imprensa, montar um media kit, promover uma ação em um blog, é o meu conhecimento da faculdade que entra em prática”.

No início do ano, Roberta foi mãe pela primeira vez e então decidiu tocar um novo projeto enquanto estivesse em licença-maternidade. Ela criou um blog para compartilhar conhecimento, falar sobre a profissão de RP e contar um pouco sobre suas experiências. Para o futuro, Roberta pretende colocar o seu antigo sonho profissional em prática: empreender. Além disso, ela espera conseguir uma “folga na agenda” para iniciar um mestrado e, futuramente, ser professora na área. “Eu já descobri que eu adoro muito ensinar, compartilhar conhecimento e trocar experiências com as pessoas”, finaliza.

Para os atuais alunos de RP, Roberta aconselha que todos curtam ao máximo a Faculdade, procurem explorar ao extremo o potencial de aula e questionem muitos os professores. “Por mais cansativo e exausto que tenha sido o dia e a vontade de estudar seja zerada, respire fundo e encare”, conclui.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org