Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
GARAGEM CRIATIVA
6 de julho de 2015

Roberto D’Avila palestra no Tecnopuc Viamão

Responsável pelas séries Sessão de Terapia e The Taste Brasil conversou sobre produção
Por Júlia Aguiar
Foto: Rossana Ruschel

Foto: Rossana Ruschel

Roberto D’Avila, diretor da produtora Moonshot Pictures, esteve no Tecnopuc Viamão para participar de um dia de atividades promovido pela Incubadora Raiar. Às 8h30min, D’Avila ministrou a palestra A produção criativa – tendências e oportunidades para o mercado brasileiro. Durante a tarde, participou do Pitch Day, evento que encerra a primeira edição do projeto Garagem Criativa, promovido pela Raiar e pelo Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (TECNA).

Durante a manhã, D’Avila contou como funciona a idealização, produção e apresentação de algumas séries, como Sessão de Terapia, 9mm: São Paulo e a nova série que estreia em agosto, no canal AXN, Santo Forte. Ele explicou que a Moonshot Pictures trabalha com tipos variados de programas para canais diferentes. “Isso só é possível a partir de uma diferenciação no processo de construção, através da especificidade do formato e de suas regras”. O produtor revelou que o segredo para a construção de reality shows, como Cozinheiros em AçãoThe Taste Brasil e Brazil’s Next Top Model é a ação verdadeira dos participantes. “Nós criamos uma arena com regras, e todos os acontecimentos e emoções seguintes são genuínos”.

Após 29 anos trabalhando com televisão, vídeo e cinema, ele indicou o caminho para a criação destes programas. Os pontos importantes incluem focar na narrativa e nos personagens e ter curiosidade por boas histórias. O que faz o trabalho dele na Moonshot funcionar é a unificação dos produtos realizados. A prova da força das produções da empresa é a audiência, e isto fica claro pelo número de temporadas de séries como Sessão de Terapia.

“O que faço para viver é lidar com propriedades intelectuais e gerenciá-las, aliando uma boa história e a excelência em produção à visibilidade dos nossos parceiros de veiculação e distribuição”, explicou D’Avila. Ele apontou três aspectos importantes para um bom trabalho: desconfiar de todas as certezas, partir do príncipio que todo conhecimento ainda é pouco e treinar por muito tempo. “O treino te leva longe, não basta apenas ter talento”.

Um momento indispensável para qualquer produção é a investigação e a pesquisa. Para produzir a série 9 mm: São Paulo, por exemplo, D’Avila disse que foram necessários nove meses de pesquisa. A série policial é produzida pela FOX, em parceria com a Moonshot Pictures. Na pesquisa, o importante foi conhecer o ambiente policial nos seus mínimos detalhes, incluindo os jargões usados e a maneira como os agentes se dirigem uns aos outros.

À tarde, aconteceu o Pitch Day, evento que marca o encerramento de um programa de 12 semanas iniciado no dia 16 de março e finalizado na última sexta-feira (3). Às 14h, ocorreu a apresentação dos pitches – os 13 projetos desenvolvidos foram exibidos para investidores e convidados. Os empreendedores dos projetos tiveram dois minutos para exibir suas ideias. Em seguida, às 15h, ocorreu um bate-papo com D’Avila.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org