A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS encerrou a Semana de Fotografia nessa quinta-feira (28), com a palestra do fotógrafo Rodrigo Baleia. Com vontade de conhecer outros povos e costumes do norte do país, Baleia se mudou com a família para a Amazônia em 2008, onde morou por quatro anos. Lá, usou seu tempo para fotografar a grande diversidade de povos, produziu imagens aéreas e teve a experiência de viver no navio do GreenPeace, o grupo do qual participa como voluntário.
Fotógrafo por acaso, Baleia faz imagens para diversos veículos, como a revista National Geographic, o jornal O Estado de São Paulo. Durante a experiência na Amazônia, o objetivo era fugir do clichê: não queria fotos de paisagens, das diferentes espécies que lá se pode encontrar. A meta era ser diferente. “Fui para a Amazonia para ver como o povo de lá vive. Queria enxergar o mundo como eles enxergam”, disse o fotógrafo, que chegou a viver alguns meses em tribos indígenas. “Depois dessa experiência, comecei a me ver com outros olhos, voltei com outro olhar depois do que presenciei lá fora”, completou Baleia.
Muitas das imagens produzidas naquela região do país não foram veiculadas pela National Geographic. Rodrigo Baleia, então, criou um site onde agrupou todas as fotos. “Não admitia que elas ficassem guardadas, tinha que fazer algo”. Com as fotos na web, o fotógrafo começou a receber emails de pessoas interessadas na veicularão das imagens. O Wall Street Journal foi um deles. Além das fotos, publicaram uma entrevista com o fotógrafo. A palestra na Famecos foi baseada nas experiências do fotojornalista. No final, deixou uma dica aos alunos. “A humildade é tudo nessa profissão. Se o cliente não gostou, repitam”.