Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
6 de setembro de 2011

Rodrigo Lopes lota palestra na Famecos

Por Adriano Pinzon
Além de destacar suas reportagens, Rodrigo Lopes ressaltou a importância do jornalismo multimídia (Foto: Fernanda Becker)

Além de destacar suas reportagens, Rodrigo Lopes ressaltou a importância do jornalismo multimídia (Foto: Fernanda Becker)

A trajetória internacional de um repórter gaúcho. Foi com este objetivo que o repórter multimídia do Grupo RBS, Rodrigo Lopes, participou na manhã desta terça-feira (06), do lançamento de seu livro, “Guerras e tormentas – Diário de um Correspondente Internacional”. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, o evento lotou a sala de ARENA da Famecos.

Rodrigo Lopes, logo ao iniciar a palestra, demonstrou seu apreço pela Famecos. “Apesar de ter me formado na Fabico, me sinto um famequiano. Pretendo fazer meu mestrado aqui”, disse.

Assim como no livro, o jornalista destacou as coberturas feitas, tais como as eleições na Argentina, em 2003, que rendeu o Prêmio Rey de España de Jornalismo entregue no mesmo ano. Durante a palestra, Rodrigo Lopes exibiu bastidores de cada cobertura feita no exterior, como os boletins ao vivo pela Rádio Gaúcha direto do conflito na Líbia, no início do ano, do velório do Papa João Paulo II, em 2005 e a devastação do furacão Katrina, no sul dos Estados Unidos, também em 2005. Em vídeo, exibiu a escolha do Papa Bento XVI, sua primeira reportagem de TV, e um curioso making off do especial “O caminho até o Piratini”, quando Rodrigo percorreu o Estado no período de eleições de 2010, ao lado do fotógrafo e colega Jefferson Bottega, para retratar a opinião da população sobre o pleito.

Saindo do campo curricular, Lopes ressaltou a importância do jornalista multimídia, que é mais valorizado no mercado, amplifica seu trabalho por diversas plataformas e tem mais chance de realizar coberturas especiais, que é o seu caso. A preparação pré-reportagem também foi frisada pelo repórter, que já realizou cursos de simulações de riscos na Argentina e no Exército Brasileiro. Salientou ainda a importância primordial do domínio da Língua Inglesa e o estudo de idiomas que estão se destacando no mundo, como o Árabe e o Mandarim, que Rodrigo define como “línguas do futuro”.

Ao final, Rodrigo respondeu perguntas da plateia e agradeceu a iniciativa. O repórter viaja nesta quarta-feira (07) para Nova Iorque, onde fará uma reportagem sobre os 10 anos do atentado às torres gêmeas do World Trade Center.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org