Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CIDADANIA
15 de março de 2016

“Rondon será sempre a melhor experiência da minha vida”

Frase é da aluna Rafaela Lautenschlager, que participou do Projeto em 2014
Por Mariana Brun
(Foto: Reprodução)

Edição de 2016 está com inscrições abertas (Foto: Reprodução)

Em  julho de 2014, os idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Luislância, norte de Minas Gerais, preparavam uma festa surpresa. Mas não de aniversário, como de costume. Era uma festa de agradecimento. A cidade, naquele ano, fora a escolhida para receber o Projeto Rondon. Durante duas semanas, voluntários da PUCRS deixaram suas casas a fim de promover a integração e o conhecimento das diversas realidades nacionais. A surpresa foi, também, uma festa de despedida. Teve homenagem com fotos e depoimentos, bolo personalizado e presentes. Rafaela Lautenschlager, aluna de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, foi uma das presenteadas. Ganhou, de uma senhora da cidade, uma panela de barro. “Naquele dia, dada toda a nossa euforia e emoção, foi impossível não sair aos prantos dos abraços daquele povo”, afirma.

Além de Lautenschlager, quem também participou do Rondon foi o aluno Guilherme Severo. Ele conheceu o Projeto através da disciplina de Estágio Interno em Relações Públicas, no 5º semestre, e se surpreendeu logo na reunião de apresentação. “O que era para ser apenas uma coleta de informações para um trabalho acadêmico se transformou no sonho de ser selecionado como rondonista”. E foi assim que, em julho de 2015, Severo embarcou para São Bento do Tocantins, cidade de cinco mil habitantes no estado do Tocantins. A experiência trouxe não só grandes amigos, mas também uma nova percepção de mundo. “Me tornei alguém muito mais humano, no sentido de me colocar no lugar das pessoas, de considerar o que cada uma diz, a forma como age ou sente”, diz.

As atividades dos rondonistas acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite. São propostas dinâmicas, jogos e brincadeiras em atividades que acontecem nas escolas, nos Centros de Referência de Assistência Social e na prefeitura. Quando alguém não participa diretamente de alguma oficina, por exemplo, auxilia na produção de materiais, estrutura dos locais, divulgação das atividades nas ruas etc. Algumas cidades têm operações diferenciadas. É o caso de Luislância, em 2014, onde os voluntários montavam no coreto da praça o Cine Rondon, cinema aberto para todos os moradores. Mas todos os participantes têm o mesmo objetivo: o de gerar engajamento efetivo em todas as atividades.

Severo destaca que o ambiente acadêmico proporciona ótimos conhecimentos, “mas quando se trata de humanização e de aprendizado de Brasil, nunca é demais”. Com esse objetivo, estão abertas até dia 21 de março as inscrições para participar do Projeto Rondon. Na edição de 2016, os destinos são os estados do Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Para eventuais dúvidas, pode-se entrar em contato com a Coordenadoria de Desenvolvimento Social (Codes), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, responsável pelo projeto de extensão comunitária na PUCRS, através do telefone (51) 3353-8383 ou e-mail desenvolvimentosocial@pucrs.br.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org