Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CIDADANIA
30 de outubro de 2015

Rosa pela Famecos

Núcleo de Fotografia do Espaço Experiência cria campanha de conscientização do Outubro Rosa
Por Laura Franco
outubrorosa1635LZ161015

Fotos foram tiradas no ambiente da Faculdade (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Outubro é o mês da conscientização do câncer de mama. Porto Alegre fica tomada por cor-de-rosa. Prédios, roupas, fitas e campanhas. A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS não ficou de fora do Outubro Rosa. Fez sua contribuição para a causa de forma criativa. O Núcleo de Fotografia do Espaço Experiência pensou em uma proposta desde o início do mês. A aluna do 4˚ semestre de Jornalismo Luísa Zelmanowicz e o professor Eduardo Seidl organizaram o projeto, aproveitando e explorando a linguagem visual.

Luísa diz que a ideia era fugir do óbvio, buscando detalhes com a cor ao redor da Famecos. “O objetivo principal era criar uma metáfora. Buscamos o rosa do dia a dia, no banal, aquele quase imperceptível. Ligando com o câncer de mama, que é despercebido, mas deve observado constantemente”. Ela foi a responsável por explorar esta temática, e formou uma coletânea de imagens de objetos, pessoas e detalhes da natureza.

Depois da produção, o segundo desafio foi pensar na apresentação do material. Seidl diz que a busca era por uma forma além dos meios tradicionais. Para isso, o Núcleo pensou em um leporello fotográfico – livro com técnicas de dobradura. “O material dispensa a encadernação e outros processos. Tornando-o super próprio e artesanal, explorando a linguagem visual como principal”.

Após a produção do livro, a dupla pensou em um vídeo que pudesse fazer o material circular. “Produzimos o vídeo para mostrar uma sugestão de leitura, preservando o livro objeto, maleável, para brincar”. Para o professor, a graça é buscar novas narrativas através das diversas formas de leitura que as fotos proporcionam, com o objetivo de aproveitar a fotografia e sua linguagem própria. “A fotografia é a provocação. E a leitura da fotografia funciona como uma expansão de ideias”.

Além do trabalho fotográfico da aluna Luísa, a campanha ainda contou com a ajuda do aluno Pedro Saul, do Núcleo de Criação. Saul fez a parte auditiva do vídeo, produzindo uma música. Seidl acredita que a fotografia comunica através do sentimento, tocando as pessoas por outras formas, enquanto a música potencializa essas imagens.

 

Confirma a produção abaixo:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org