Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTOS
5 de maio de 2010

Rosane de Oliveira defende diploma em palestra na Famecos

Por Gabriele de Abreu
Alunos e professores lotaram o auditório para ouvir a colunista de política de ZH. (Foto: Mariana Fontoura)

Alunos e professores lotaram o auditório para ouvir a colunista de política de ZH. (Foto: Mariana Fontoura)

“Vale a pena ser jornalista? Sim, vale muito”. Com essa afirmação, Rosane de Oliveira, jornalista de Zero Hora, iniciou o encontro “Jornalismo em Pauta”, na última terça-feira, dia 4. O evento, iniciativa do próprio veículo de comunicação em comemoração aos seus 46 anos, atraiu um grande número de alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e profissionais de comunicação, que ouviram atentos Rosane contar sua trajetória profissional e sua rotina de trabalho. A palestra aconteceu no auditório da faculdade.

Temas como diploma, mercado de trabalho e qualificações necessárias para ser um bom jornalista foram alguns dos assuntos abordados no encontro. Rosane surpreendeu a todos com a frase: “Eu sou uma velhinha maluquinha que não tem medo de experimentar” – declarou, salientando a importância dos jovens estarem sempre se especializando na área. Além disso, ela mencionou que hoje o profissional deve experimentar o mundo novo, virtual. “Basta achar seu espaço”.

A colunista de ZH comparou a polêmica do diploma em Jornalismo com o curso de Direito, ao salientar que, mesmo que alguém saiba o Código Civil de cor, não vai desempenhar a função de advogado. “Precisa-se de técnica. E é o mesmo caso do jornalista que necessita de base para exercer a atividade. E essa base os jovens jornalistas só terão no meio acadêmico”, completa.

Jornalista com quase 30 anos de carreira, Rosane se orgulha de ter passado pela Famecos. “É uma emoção voltar aqui. Eu sou daqui e tenho a Famecos dentro do coração. Entrei com 17 anos, vinda lá do interior. Isso aqui foi um mundo que se abriu. Aprendi muita coisa. E tem sempre aquela sensação de que, se tivesse que recomeçar, eu faria tudo de novo”.

E para aproveitar o momento, cinco alunos do Espaço Experiência se uniram a Zero Hora e ClicRBS numa grande transmissão via Twitter de todas as palestras do Estado. Aqui na Famecos, com auditório cheio, os futuros jornalistas tiveram a missão de repassar para aqueles que não puderam assistir ao vivo, todas as impressões e detalhes do que acontecia no prédio 7. Além disso, como já é costume, o papo foi transmitido pelo canal do Eu Sou Famecos no UStream.

Assista à matéria em vídeo:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org