Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
2 de junho de 2016

Rosane de Oliveira fala sobre prática do jornalismo

Editora de Política foi convidada especial do PalestrasZH
Por Júlia Bueno
(Foto:Natalia Pegorer)

Rosane de Oliveira e o professor Tércio Saccol (Foto:Natalia Pegorer)

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu, na noite de quarta-feira (1˚), a jornalista Rosane de Oliveira,  colunista do Jornal Zero Hora que falou sobre Informação Exclusiva e Opinião no Jornalismo Político. O evento integra as comemorações do aniversário de 52 anos do jornal. Dirigido aos alunos de Comunicação, o objetivo do encontro é fortalecer a relação entre a Universidade e o mercado de trabalho.

O mediador do evento foi o professor Tércio Saccol. Ao iniciar a palestra, Rosane ressaltou os aspectos positivos da profissão. “Mesmo com todas as dificuldades e incertezas, essa carreira é a que sempre quis”. Emocionada com a presença dos alunos no auditório, agradeceu à Universidade pela oportunidade e observou que o lugar é a sua casa. “É como se minha vida se dividisse entre antes e depois da Famecos”, acrescentou.

Rosane está na Zero Hora há 23 anos e, nos últimos 13 anos, é responsável pela editoria de política. “Lidar com o fanatismo político atual está difícil”, comentou. Já a respeito da trajetória na Rádio Gaúcha, a comentarista disse que trabalhar com opinião instantânea é um novo aprendizado. Responsável por responder os ouvintes via WhatsApp e filtrar informações simultaneamente, citou a preocupação que o jornalista deve ter em interpretar fatos, fazer contextualizações e buscar notícias exclusivas. A respeito do jornalismo opinativo, destacou que é importante, na maioria das vezes, se posicionar. “Acredito que a imparcialidade na profissão é mito. A palavra de ordem, desse gênero, é independência”, disse ela.

Ao comentar sobre o cenário político atual, Rosane Oliveira disse acreditar que o mais importante nos dias de hoje seja procurar os assuntos com mais profundidade. Observou, ainda, o fato de grande parte da população não saber ouvir a opinião do outro e, por consequência, gerar contínuos conflitos. Sobre o jornalismo, enfatizou que “não temos que fechar os ouvidos para o que o outro tem a dizer”.

“Ou você se apaixona e se entrega, ou não tem muita graça”, diz.

Rosane salientou a relevância do jornalista em “colocar ordem no caos”. Desconfiar, ir atrás da verdade e buscar um aprofundamento maior sobre o que é dito são características essenciais de um bom profissional. Quando questionada a respeito do futuro da opinião nos meios jornalísticos, disse que vai ter sempre lugar para comentários embasados e que mostrem os porquês dos acontecimentos. “Opinião pela opinião não basta”, alerta.

Para a convidada, o ponto de vista do jornalista não pode ser raso, ele tem que ser fundamentado em vez de baseado, unicamente, em ‘achismos’. Acrescentou ainda que lidar com críticas e insultos “faz parte da profissão” e que é sempre interessante, para o crescimento do especialista, absorver julgamentos construtivos.

Depois de analisar o cunho de algumas manifestações que ocorreram no Brasil, como a de 2013 e as atuais, além das ocupações que acontecem em escolas públicas, Rosane disse que cultivar fontes, independente da sua origem, é fundamental. Ressaltou também que o futuro do jornalista está correlacionado com adaptação. “Por mais que eu acredite que o papel vá mudar, se adaptar a novos desafios é essencial. A gente tem que ser plural e aprender a ampliar a capacidade de produção”, expôs.

Para ela, com as redes sociais, é difícil não divulgar uma informação. “Ou se tem certeza absoluta de que aquela notícia não será publicada por nenhum outro veículo e a preserva, ou a divulga para não perder a oportunidade”, falou.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org