Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS (Propesq), o Salão de Iniciação Científica (SIC) ocorre entre os dias 5 e 9 de outubro. Comemorando 16 anos em 2015, o evento teve 863 trabalhos inscritos. Para a coordenadora do departamento de Iniciação Científica Fernanda Morrone, o SIC proporciona o intercâmbio dos resultados conquistados em pesquisas realizadas por bolsistas de Iniciação Científica. “É um momento de troca de experiência entre os alunos e os profissionais”.
O bolsista, orientado por um professor ou pesquisador, tem a chance de produzir um trabalho científico, como um artigo. A partir do aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa, o aluno é estimulado a desenvolver a capacidade de pensar cientificamente. O SIC também propaga o método no âmbito de Graduação.
Eduarda Oliveira, estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, participa pela primeira vez do projeto. Ela conta que a pesquisa é feita a partir de referências bibliográficas atribuídas à área de estudo escolhida. “Meu artigo é sobre a Usabilidade do Portal Eu Sou Famecos. Através da pesquisa bibliográfica, eu faço as relações dos textos com o assunto”.
Joana Berwanger, também estudante de jornalismo, realiza sua pesquisa sobre O Retrato como Documento das Práticas dos Professores da Famecos. Ela diz que o estudo aprofundado da fotografia é muito relevante. “As fotos apresentaram o mundo às pessoas. Fazer uma análise e um resgate histórico é essencial”. Sobre a bolsa de Iniciação Científica, Joana afirma que pretende fazer outros trabalhos. “Estou gostando muito de participar, pois eu não conhecia essa área de pesquisa”.