As inscrições para a Mostra Competitiva, um dos principais concursos de trabalhos de graduação em comunicação do Brasil, vão até o dia 27 de agosto e podem ser feitas pelo site do evento. A Mostra acontece durante o 23º SET Universitário, realizado pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, entre os dias 21 e 23 de setembro.
E para quem ainda não fez a inscrição, a Mostra pode mudar o rumo da vida profissional. Foi o caso de uma das maiores jornalistas brasileiras, Eliane Brum, formada pela Famecos, autora dos livros A Vida que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, prêmio Jabuti, 2007), O Olho da Rua – uma repórter em busca da literatura da vida real (Editora Globo) e Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios).
Em 1988, Eliane participou da Mostra na primeira edição do SET com o trabalho que tinha como título Esperando na fila da existência, uma reportagem sobre todas as filas em que entramos, do nascimento até a morte. Parte do prêmio era um estágio de 30 dias na redação do jornal Zero Hora. Após esse tempo, foi chamada para trabalhar como freelancer nas eleições e permaneceu no jornal durante 11 anos.
Eliane contou que quem inscreveu seu trabalho foi uma amiga da faculdade, Simone Lopes. Na época, a então estudante de jornalismo estava desencantada com a rotina de aulas e, ao entrar na Zero Hora, juntamente com o apoio do professor Marques Leonam, que a contagiou com sua paixão pela profissão, percebeu que era aquilo que queria fazer da vida: “Me encontrei na reportagem de várias maneiras”. Para quem ainda não se inscreveu, Brum dá a dica: “Se não inscreverem, tudo continua como está. Se inscreverem, pode ser que aconteça algo novo”.
Então inscreve teu trabalho e não perde essa oportunidade!