Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
26 de março de 2015

Ex-aluno da Famecos lidera Secretaria de Comunicação do RS

Cleber Benvegnú se formou em 2010 na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS
Por Rafael Timm
Foto: Emmanuel da Rosa/Especial Palácio Piratini

Foto: Emmanuel da Rosa/Especial Palácio Piratini

“Comecei a trabalhar com comunicação aos 13 anos, foi vocacional”. A afirmação é do jornalista e secretário de comunicação do Rio Grande do Sul, Cleber Benvegnú, graduado em 2010 no Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Benvegnú optou inicialmente pelo Curso de Direito, apesar do contato precoce com a comunicação. Atuou como juiz de pequenas causas, porém o jornalismo convidava-o naturalmente. Após alguns anos atuando como advogado, decidiu seguir a profissão que a vida havia lhe proporcionado “desde o começo de meu juízo”.

A experiência em veículos como jornal, televisão, rádio e internet proporcionaram um amplo conhecimento sobre a área de comunicação. Benvegnú criou a empresa Critério- Inteligência em Conteúdo – ele se desligou recentemente da empresa – que presta serviços de assessoria estratégica e geração de conteúdos, para artigos, revistas, editoriais, líderes de expressão e políticos. Com a eleição do governador José Ivo Sartori em 2014, o jornalista foi chamado para ser o secretário de Comunicação do Estado. “Sartori prospectou no mercado alguém que não tivesse um viés de militância, até chegar no meu nome”, conta.

Benvegnú se considera um estudioso da política e do Brasil, porém nega ter intenção de seguir carreira política. “Não tenho pretensão, meu lugar é na área de comunicação”, afirma. Na secretaria, Benvegnú trabalha com três áreas: jornalismo, publicidade e redes sociais. A função do órgão é definir uma linha de discurso, manter diálogo com os veículos de comunicação e com as diversas entidades jornalísticas. “Nosso objetivo é ser transparente, o governo não pode interferir na fluidez da informação”, defende. Segundo o secretário, o governo não é o protagonista, é a sociedade.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org