Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos Players
23 de dezembro de 2020

Segunda edição do Famecos Players teve competição de CS:GO

Evento aconteceu de forma virtual e ainda contou com os convidados José Messias e Mariana Amaro
Por Fernanda Seixas Torres

O Famecos Players é um conjunto de atividades gratuitas relacionadas ao campo de jogos digitais promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. A segunda edição rolou em dois finais de semana de dezembro e reuniu diversas atividades. No primeiro dia de evento, 11 de dezembro, ocorreu um bate-papo sobre games e brasilidades com José Messias, professor de Comunicação Social e Mariana Amaro, pesquisadora da Comunicação e dos Games Studies. José Messias investiga o conceito de gambiarra aplicado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto do chamado Sul Global, especificamente games e outras mídias digitais, em suas interseções com a cultura hacker, pirataria, consumo participativo e o desenvolvimento de competências cognitivas. José Messias relatou que em sua tese a “gambiarra” refere-se a uma forma de enxergar a técnica com a nossa própria história e como a sociedade se modificou e se adaptou com as novas tecnologias mesmo com as precariedades.

Mariana Amaro, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e parte da equipe do Laboratório de Artefatos Digitais (LAD) da UFRGS, fez sua apresentação com referências de “The Theory of Beauty in The Classical Aesthetics of Japan”, “Media Theory in Japan” e “Atari to Zelda”. Mariana busca analisar a ideia de brasilidades inspirada a essa conexão com o Japão, que tem grande relevância na tecnologia mundial. Jiraya, Sailor Moon e Cavaleiros do Zodiacos são exemplos clássicos que se tornaram febres mundiais, muitos bonecos foram feitos após os clássicos desenhos japoneses o que incentivou mais essa indústria, com jogos inspirados nas produções.

Campeonato de CS:GO

.
No segundo e último dia de evento, rolou o campeonato de CS:GO, que reuniu quatro equipes sendo elas: Covil-19, Joaias Raras, LurkerZ e Warriors Gaming. Os vencedores desta vez foram os componentes da equipe Warriors Gaming: Sandro Fieira, Cleverton Vaz, Guilherme Bueno, João Guilherme de Carli e Leonardo Olivero. Warriors Gaming disputou a final contra o LurkerZ. O jogo foi transmitido pelo twitch da Famecos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org