Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COPA DO MUNDO 2014
3 de junho de 2014

Seleção da Famecos já está em campo

HBS, Rádio Gaúcha e Abear selecionaram 16 estudantes para trabalhar no Mundial
Por Jhonathan Rath
Foto: Rádio Fanática

Primeira edição da Rádio Fanática recebeu o Guri de Uruguaiana (Foto: Rádio Fanática)

Os brasileiros e as 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 terão que reformular suas rotinas para receber o contingente de turistas estrangeiros vindos de todos os cantos do Globo para presenciar o evento, com início no dia 12 de junho. Se para o Brasil é uma grande oportunidade de mostrar seu povo, sua cultura, sua identidade, para alguns alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, a Copa é um desafio profissional. No total, um time de 16 estudantes, selecionados por três empresas, já está em campo neste Mundial.

A emissora suíça Host Broadcast Services (HBS), única empresa credenciada pela Fifa para transmitir todos os jogos da Copa do Mundo, disponibilizou em seu site, em novembro do ano passado, um formulário que deveria ser preenchido com o currículo dos interessados no estágio durante a Copa. Depois de uma rigorosa triagem, entre as mais de duas dezenas de universitários, nove alunos da Famecos foram selecionados: Maria Polo, Daniela Flor, Cristina Fragata, Isabela Martel, Bruna Rodrigues do Nascimento, Gabriel Antunes do Nascimento, Guilherme Macedo e Willian Silva foram contratados para estagiar de março a julho de 2014 durante os jogos em Porto Alegre. A aluna Rebeca Kalsing também integra o time famequiano, mas atuará como commentary position na tribuna de mídia da HBS House da Arena Corinthians, em Itaquera (São Paulo), onde acontecerá a abertura da Copa. “Eu vou controlar o áudio dos comentaristas nos dias dos jogos. Agora, estamos preparando tudo, os cabos e as mesas dos comentaristas”, conta.

Para a estudante Maria Polo, assistente do gerente do Departamento de Transmissão da HBS, a experiência vem sendo muito legal e diferente, mas ressalta que a realidade diverge daquilo que imaginava. “O trabalho é bem dinâmico, mas não é nada parecido com o que eu pensei. Eu achava que era algo glamouroso, porém não é bem assim”, afirma. Quando questionada sobre o aprendizado que essa oportunidade pode lhe trazer, ela diz que o trabalho não é tão jornalístico em si, mas que contribui com o pensamento rápido, o contato direto com outras culturas e a forma como se lida com pessoas e situações.

Outra frente de trabalho dos alunos da Famecos é a Rádio Fanática, uma promoção da Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, em parceria com a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. Lançado durante a Copa das Confederações, em 12 de junho de 2013, o projeto envolve estudantes de jornalismo que tenham registro como radialistas e fluência em inglês ou em espanhol. Os alunos foram escolhidos no dia 7 de maio, na Famecos. Laura Frajndlich, Gabriel Correa, Carolina Oliveira, Manoela Tomasi, Guilherme Macedo e João Praetzel entraram no ar nessa segunda-feira (2) e mantêm o programa até 2 de julho. A programação é voltada para turistas e quase toda feita em inglês e espanhol. A Rádio Fanática pode ser sintonizada na A.M. 1.120 ou ouvida pela web. Debates, comentários e informações sobre os acontecimentos relacionados à Copa são os temas das 12 horas de transmissão diária, das 11h às 23h.

A aluna Manoela Tomasi sempre acreditou que o seu futuro era no impresso, porém o inesperado aconteceu. “O jornalismo sempre te abre uma porta que tu nunca enxergaste. Eu sempre fui do jornal impresso e, agora, estou trabalhando no rádio. É surpreendente”, comenta. Segundo Manoela, as funções não foram definidas nem separadas. “Cada um passará pela produção, reportagem e apresentação”, explica. Para o estudante João Praetzel, que já possui experiência em rádio, a oportunidade é desafiadora. “Possibilita um crescimento enorme, principalmente porque falaremos apenas em inglês e espanhol durante os programas. Além disso, é a abertura de uma Copa do Mundo, não tenha dúvida de que isso acresce ao nosso currículo”, conta.

O Projeto Jovem Jornalista, da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), também conta com famequianos neste período de Copa do Mundo. Os alunos Bruna Gassen e Adriano Pinzon Garcia foram os candidatos escolhidos para fazer uma reportagem por semana relacionada aos acontecimentos nos aeroportos no período do Mundial, podendo ser feita em texto ou em vídeo. Eles estarão concorrendo automaticamente ao Prêmio Abear de Jornalismo, cuja cerimônia acontecerá no dia 11 de novembro. Para Bruna, a experiência será diferente de todas as que já teve. “Eu acredito que vai ser algo inédito, trabalhando para uma agência de notícias nacional em um momento tão importante e delicado para o nosso país”, comenta. Pinzon diz estar contente por ter sido selecionado pela Abear para cobrir esse evento. “Ficar de fora, sem atuar, seria meio chato”, declara. Além disso, ele reconhece que trabalhar na Copa é um diferencial para seu currículo. “Creio que, num futuro próximo, dizer “eu atuei na Copa do Mundo”, será um fato importante para a carreira, mesmo que eu não tenha estado diretamente no estádio, e sim no aeroporto”, acredita.

Não são somente os alunos da Famecos que participarão da cobertura da Copa do Mundo. O professor Filipe Gamba, jornalista da Rádio Gaúcha, viajará para cobrir os jogos que acontecerão em Salvador e Belo horizonte. “Viajo para a cobertura da Copa no dia 11 de junho e volto em 9 de julho. Vou ficar um mês longe da Famecos”, constata. Para a cobertura integral da Copa, o professor explica que a Gaúcha colocará um repórter em cada sede e, em alguns casos, um profissional ficará responsável por duas delas. “Se tiver um jogo acontecendo, alguém da rádio estará cobrindo”, enfatiza.

“É sensacional ter os estudantes podendo experimentar o mercado em um evento tão grande”, afirma o coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanof. “Eles entrarão em contato com os maiores veículos de comunicação do mundo e terão a experiência de estar ao lado de profissionais absolutamente gabaritados”, comenta. Chelkanoff ressalta a importância de  fazer contatos e aprender com eles. “O que se quer de um aluno no mercado de trabalho é que ele esteja no meio dos melhores, em qualquer lugar. Não tenho dúvida que após a Copa, o caminho deles estará traçado”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org