Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
29 de abril de 2016

Semana da Fotografia tem últimas atividades

Exposição fotográfica permanece nos corredores da Faculdade
Por Bárbara Debeluck e Jeferson Renan da Silva
No período da tarde, Danny Bittencourt ministrou a oficina (Foto: )

No período da tarde, Danny Bittencourt ministrou a oficina Processos Artísticos em Fotografia (Foto: Natalia Pegorer)

Nessa quinta-feira (29), a Semana da Fotografia teve seu último dia de atividades com duas palestras, pela manhã e à noite, e uma oficina no turno da tarde. A turma da disciplina de Fotografia do curso de Jornalismo, ministrada pelo professor Eduardo Seidl, recebeu o jornalista e fotógrafo Emmanuel Denauí. O profissional contou que tudo começou quando estagiou na agência experimental do IPA, centro universitário em que estudou. Seu primeiro desafio foi fazer a cobertura fotográfica do Donna Fashion Iguatemi sem nunca ter pego uma câmera. Depois surgiu a oportunidade e foi aceito pela Record para trabalhar na Expointer. Quando terminava de produzir os textos, tratava de pegar a câmera e ir passear, até que foi flagrado e chamado para fazer também as fotos do evento. “Portas foram se abrindo e minhas fotos começaram a ser publicadas nos jornais”. Trabalhou no Correio do Povo e, atualmente, está na Agência Preview, onde atua em pautas direcionadas à área corporativa.

Durante a tarde foi realizada a oficina Processos Artísticos em Fotografia com a presença da fotógrafa Danny Bittencourt. Ela é graduada em fotografia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialista em Poéticas Visuais e mestre em Educação. A profissional contou sua trajetória de trabalho com a fotografia artística, atuando com Fine Art, que é uma forma de expressar os sentimentos do artista através da imagem, provocando diferentes sentimentos no espectador e intervenções nas imagens. Após o público relatar seu envolvimento com a fotografia, Bittencourt mostrou profissionais que são referência na área e os passos para a realização de processos artísticos. Os participantes trouxeram fotos autorais e, ao final, fizeram interferências nelas baseadas no Fine Art.

Participantes da Nítida Fotografia e Feminismo palestraram sobre o feminismo (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Participantes da Nítida Fotografia e Feminismo palestraram durante a noite (Foto: Luísa Zelmanowicz)

A última palestra da Semana da Fotografia foi marcada pelo tema feminismo, relacionado à área de foto. As convidadas foram Deb Dorneles, Desirée Ferreira e Lívia Auler, integrantes da Nítida Fotografia e Feminismo, um coletivo de mulheres que se uniram para refletir sobre o assunto. A ideia surgiu a partir de uma inquietação sobre a produção feminina no campo das artes. Ao longo do encontro, foi apresentado o projeto em desenvolvimento que consiste em pesquisar artistas contemporâneas e resgatar e realizar perfis de mulheres que contribuíram para fotografia. Elas contam que estão achando, principalmente, europeias e norte-americanas. “Falam de tantos homens mestres na área, queremos mostrar as mulheres”, declara Deb Dorneles. A diplomada em jornalismo Caroline Ferraz, que está no Chile para um intercâmbio, foi convidada para participar via Skype. Brevemente, comentou sobre sua pesquisa de monografia que discute o gênero e a fotografia.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org