Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
10 de março de 2017

Semana de boas-vindas aos calouros agita futuros comunicadores

Atividades iniciaram na segunda-feira (6) e terminaram nessa quinta-feira (9)
Por Bianca Gross, Jeferson Renan e Júlia Bueno
Calouros de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Famecos no Global Tecnopuc (Foto: Jeferson Renan da Silva/Famecos/PUCRS)

Calouros de Jornalismo da Famecos no Global Tecnopuc (Foto: Jeferson Renan da Silva)

Ansiedade, curiosidade e expectativa. Esses foram os sentimentos destacados pelos calouros da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Os novos estudantes dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda (PP) e Relações Públicas (RP) foram recepcionados com atividades especiais, como um bate-papo na presença de diplomados e apresentação da Instituição.

Na manhã dessa segunda-feira (6), os futuros jornalistas e publicitários do prédio 7 receberam as boas-vindas no Global Tecnopuc. Fabián Chelkanoff e Márcia Christofoli – coordenadores dos cursos de Jornalismo e PP, respectivamente – , além de Natália Pegorer e Isadora Bastiani, formadas pela casa há dois meses, receberam os alunos. Greta Paz, jornalista graduada em 2013/2, também participou da recepção. Já os calouros de RP foram acolhidos de braços abertos pela coordenadora do curso Ana Baseggio e pelos diplomados Ana Elisa Pires e Matheus Wecki. No turno da noite, Roberta Schmitt e Alessandra Schaefer completaram o grupo de graduandos da casa.

As atividade continuaram durante a tarde de segunda-feira (6). Os futuros cineastas foram recepcionados pela diretora da Famecos, Cristiane Mafacioli, e pelo coordenador de Produção Audiovisual, Fabiano Grendene. Após isso, os professores Paula Puhl e Roberto Tietzmann realizaram a atividade Cartas aos Jovens Cineastas, o exercício constitui na gravação de um recado dos alunos dizendo o que eles esperam para quando se formarem.

Alunos de Produção Audiovisual foram recebidos no auditório da Famecos (Foto: Roberto Tietzmann)

Alunos de Produção Audiovisual foram recebidos no auditório da Famecos (Foto: Roberto Tietzmann)

A professora Márcia explica que a ideia de levar os estudantes para outro espaço tem o objetivo de inovar e explorar experiências no campus. O propósito de convidar os diplomados para contar suas experiências, por sua vez, visa mostrar a perspectiva de quem recém saiu do ambiente acadêmico. Grata com a oportunidade de retornar a Faculdade, Natália explica que basta os calouros colocarem em prática todas as dicas recebidas em aula para terem um belo futuro pela frente. Sobre o lugar que a abrigou durante quatro anos, a publicitária garante: “A Famecos se tornou uma segunda casa”. Sob outra perspectiva, Isadora agradece por ser lembrada e alerta os universitários sobre a necessidade de ter a mente aberta. Segundo ela, é dessa forma que se faz a diferença.

Ana Elisa, Alessandra e Roberta, sócias da Piensa – agência de relações-públicas fundada em abril de 2016 –, acreditam que o grande desafio é mostrar para os estudantes o quanto a profissão é apaixonante e as diferentes formas a serem exploradas no universo de RP. Em função da realidade do trio ser próxima a dos alunos, elas pontuam a obsessão que os calouros devem ter em não se acomodar, aproveitar as oportunidades e realizar todos os estágios possíveis. Roberta afirma: “Quando a gente está na faculdade, achamos que somos apenas estudantes, mas não. A Famecos é o nosso maior contato com o mercado de trabalho e o nosso nome se faz aqui. Tem que correr atrás e aproveitar o que for possível”.

Alessandra complementa assinalando que crê na importância de fazer bons contatos, além de cultivar parceiros de trabalho. Quando o assunto é a rotina acadêmica, Ana Elisa reafirma a necessidade de se relacionar com colegas que sejam empenhados, dando sempre o melhor. “Os pequenos degraus que a gente constrói vão formar quem nós queremos ser como profissionais”, comenta o relações-públicas Matheus Wecki.  Ele, que é integrante da Ilha Digital – agência de propaganda –, ainda acrescenta a riqueza formada entre todas as áreas da comunicação, alertando para a obrigação dos estudantes de enxergarem os cursos como algo complementar entre eles.

Os calouros 2017/1 participaram de uma manhã repleta de aprendizados, com a palestra sobre o projeto USE e do Escritório de Carreiras (Foto: Mariana Corrêa)

Os calouros 2017/1 participaram de uma manhã repleta de aprendizados, com a palestra sobre o projeto USE e do Escritório de Carreiras (Foto: Mariana Corrêa)

Na quinta-feira (9), a recepção dos calouros terminou com as boas-vindas da diretora da Famecos Cristiane. Segundo ela, a alegria de receber novos estudantes é sempre muito gratificante: “Se não tem aluno, não tem sentido estarmos aqui”. As integrantes do Projeto Uso Sustentável da Energia (USE) Carolina Braga, Cecília Freitas, Patricia Faoro e Vitória Machado  também estiveram presentes no último dia de atividades. O USE foi criado em 2008 e tem a missão de levar às pessoas, de forma criativa e coerente, práticas de sustentabilidade, com o objetivo de mobilizar os estudantes da Universidade sobre o uso consciente de energia. A iniciativa possui seis vetores: energia, mobilidade, materiais, água e biodiversidade, uso do solo e efluentes e emissões e resíduos.

Por fim, a consultora Gabryellen Fraga, do Escritório de Carreiras, orientou os futuros comunicadores quanto ao planejamento de carreira e a construção de um currículo adequado.

 

O olhar de quem está começando

 

Recepção aos calouros de Relações Públicas da Famecos (Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS)

Recepção aos calouros de Relações Públicas da Famecos (Foto: Mariana Corrêa)

Embora Maria Bitencourt tenha recém chegado no prédio 7, já pôde notar o clima acolhedor da Instituição. A estudante de Publicidade conta a facilidade que teve ao se enturmar com os colegas e comemora as expectativas correspondidas: “A Famecos é comunicação e diversidade. Mais que uma faculdade, ela é conhecimento”. Quanto às boas-vindas, a famequiana admite o alívio que sentiu ouvindo os diplomados e agradece: “É inevitável entrar no ambiente acadêmico e pensar o que fazer após concluir a graduação. Foi muito bom”. No auge dos seus 18 anos, Paulina Oliveira, caloura de RP, espera conquistar sucesso e se adaptar ao mundo universitário. Declara: “Sempre simpatizei com o lugar”. Animada com a nova fase, fala sobre o futuro e torce pela realização pessoal e profissional. Já Natália Paszinski, 17 anos, conheceu a Faculdade pela sua pluralidade. Como universitária, deseja conhecer pessoas e multiplicar contatos.

 

 

 

 

Recepção bixos 2017/1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org