Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SET UNIVERSITÁRIO
30 de setembro de 2009

Sentido é a palavra de ordem

Por Rodrigo Pizolotto

OFICINA SETRosane Palacci Santos expõe aos alunos a temática da oficina dos sentidos, Marketing à flor da pele, com o seguinte decreto: “Em nossa oficina, sentido é a palavra de ordem”. A ministrante, professora da Famecos, pesquisadora, psicóloga e doutora em Comunicação, possibilita aos participantes explorar as diferentes sensações utilizando os cinco principais sentidos do corpo humano.

Em cada um deles, os estudantes escrevem a primeira impressão surgida, a sensação, a marca e os objetos relacionados. Entre as respostas, podem ser percebidas coisas como gelatina, açúcar, licor, baunilha, cravo etc. O fato prova a diferença de personalidade de cada pessoa. No gosto, ao invés de experimentos, é preenchido o paladar relacionado ao primeiro beijo, ao amor, sexo, à raiva, à solidão, à decepção, em uma relação entre lovemark (marca mais adorada pelo indivíduo) e hatemark (mais odiada).

Caixas com conteúdos de diferentes texturas são colocadas lado a lado para os estudantes sentirem manualmente o conteúdo, sem que possam vê-lo. Assim se dá a experiência do tato. Na visão, são vistos três vídeos que provocam sensações variadas. No olfato, diferentes aromas distribuídos em frascos são conhecidos e descritos. Finalmente, na audição, os universitários escutam distintos sons e músicas que estimulam consequências emocionais diversas. “É muito interessante as diferentes sensações. Nunca havia experimentado”, diz Julieta Galdo, uma das três estudantes argentinas presentes na oficina.

Depois de tomarem conhecimento de todos os sentidos relacionados à área de marketing, Rosane mostra uma apresentação em datashow explicando o panorama atual das marcas. “As marcas caem em imensas quantidades sobre o consumidor. O mercado está em saturação”, afirma. Ela salienta como as empresas trabalham os sentidos com o intuito de atingir o público e obter o efeito desejado. “A partir do estímulo, a marca vai adquirindo, cada vez mais, um vínculo com as pessoas”, diz. A ministrante finalizou a oficina com uma frase que sintetiza a pauta central abordado em aula: “Espero que vocês sintam muito”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org