Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
5 de outubro de 2015

“Ser Filha da Famecos facilita no mercado de trabalho”

Frase é da diplomada em Relações Públicas Hildengard Allgaier
Por Júlia Aguiar
hilden

Hildengard Allgaier se formou na Famecos e hoje mora no Reino Unido (Foto: arquivo pessoal)

Bento Gonçalves, conhecida pelo título de capital brasileira da uva e do vinho, fica localizada na Serra do Rio Grande do Sul. Oxford é uma cidade do distrito de Oxfordshire, na Inglaterra. Formada por diversos colégios da Universidade de Oxford, a cidade tem em torno de 150 mil habitantes. As duas têm algo em comum: juntas, formam o passado e o presente de Hildengard Allgaier. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em 2008, a gaúcha trabalha como consultora de inovação e sustentabilidade no Reino Unido.

A Faculdade aproximou a relações-públicas do mercado local e internacional. “Optei pelo curso de RP, sempre pensando que a carreira poderia abrir oportunidades futuras em multinacionais e consultorias”. As memórias que carrega da Famecos são a constante integração de todos os alunos nas aulas interdisciplinares, o SET Universitário e a informalidade entre professores e alunos.

Hildengard afirma que sua relação acadêmica com o docente Jacques Wainberg foi inspiradora. “Ele foi fundamental na construção de uma base para uma carreira em RP que me permitiu navegar em várias áreas de conhecimento e interesses”. Ela complementa que a disciplina de Relações Públicas Internacionais, ministrada por ele, foi um divisor de águas em sua trajetória na Famecos.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da bento-gonçalvense foi sobre a contribuição das relações públicas na construção de estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade sociais em pequenas empresas. Ela explica que a pesquisa serviu para entender o papel das pequenas empresas em criar alicerces com a estratégia de mercado e os investimentos sociais. “Aprendi muito e conheci pessoas incríveis”. Hildengard diz que sua orientadora, Cleusa Scroferneker, foi essencial no desenvolvimento do projeto.

A relações-públicas revela que, na Famecos, aprendeu muitas coisas, entre elas o relacionamento com pessoas diferentes e a compreensão das várias oportunidades. “Ser ‘Filha da Famecos’ facilita no mercado de trabalho. As pessoas estão sempre curiosas para saber da Faculdade, dos cursos e da aproximação do currículo com o mercado”.

Segundo a gaúcha, sorte, bons contatos e foco são essenciais para quem quer equilibrar vida pessoal e profissional. “A construção de confiança, autenticidade e diálogo dependem de profissionais que sejam capazes de formar vínculos de longo prazo e estejam aptos a utilizar as ferramentas e canais adequados”. Mas complementa que é preciso ter maturidade para servir organizações que passam por momentos difíceis, pois as relações públicas garantem formação e pluralidade.

Para os futuros profissionais, ela tem cinco conselhos. Estagiar em uma multinacional, aprender espanhol e inglês, fazer cursos nas áreas de economia, liderança e sustentabilidade, explorar empresas e instituições com problemas, e aprender a arte do Storytelling. “Afinal, todo bom RP precisa saber contar boas histórias”.

Hildengard gosta de morar em Oxford. “Meus autores preferidos, como C. S. Lewis, estudaram e frequentaram pubs e restaurantes que ainda estão aqui, e isso faz da cidade um pouco mágica”. Sobre a função do relações-públicas na Inglaterra, ela diz ser muito ligada ao trabalho em agências, e menos corporativo. A famequiana morou no Brasil, nos Estados Unidos e na Itália, mas afirma que o Reino Unido tem suas vantagens. “Gosto muito da diversidade cultural. Seu colega é indiano, seu chefe é inglês e suas amigas são francesas. Sem falar nas facilidades para viajar e se expor ao mercado profissional”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na sexta-feira (9). As entrevistadas são Suzana Vellinho Englert e Paula Vellinho Englert, mãe e filha. As duas se formaram em Relações Públicas em 1977 e 2011, respectivamente. 

 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org