Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
autógrafos
24 de março de 2014

Livro “Histórias para lembrar” será lançado em abril

Escrita por alunos, obra resgata 31 depoimentos sobre a ditadura no Brasil
Por Vitor Necchi

capaz111O lançamento do livro Histórias para lembrar: relatos sobre a ditadura de 1964 ocorrerá no dia 1º de abril no Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A obra foi produzida por 18 alunos do curso de Jornalismo, orientados pelos professores Alexandre Elmi e Vitor Necchi. Antes da sessão de autógrafos, às 20h, haverá um debate com a presença da integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos Suzana Lisboa, do advogado Bona Garcia e do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e professor da PUCRS, Celso Schröder.

O volume reúne 31 depoimentos que resultaram de entrevistas realizadas no ano passado por alunos em final de curso. São textos que expressam histórias de pessoas tão distintas entre si quanto o militante que combateu a ditadura e foi preso, jornalistas que tentaram contar o que se passava, o rapaz que descobriu que sua mãe foi torturada e o filho de um torturador que descreve os traumas de sua família. Há também quem enaltece o regime de 1964 e quem vive diariamente com a ausência e que, décadas depois, luta para ter o direito de pelo menos sepultar o familiar desaparecido.

Alguns tiveram atuação no combate ou na manutenção do regime de exceção; outros viveram o período sem envolvimento direto. Há ainda aqueles que guardam lembranças, mesmo que tenham nascido depois do fim da ditadura. Parte dessas memórias compõe Histórias para lembrar: relatos sobre a ditadura de 1964, projeto que se expande na internet. Um site, também desenvolvido pelos alunos, disponibiliza trechos em áudio dos depoimentos e a versão integral do livro (www.eusoufamecos.net/editorialj/historiasparalembrar). “O que difere este projeto dos demais que estão sendo lançados no Brasil sobre o golpe de 64 é que ele resulta do trabalho desenvolvido por alunos e professores, em sala de aula”, salienta o coordenador do curso de Jornalismo da PUCRS, Fábian Chelkanoff.

A obra será distribuída gratuitamente na sessão de autógrafos.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org