O lançamento do livro Histórias para lembrar: relatos sobre a ditadura de 1964 ocorrerá no dia 1º de abril no Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A obra foi produzida por 18 alunos do curso de Jornalismo, orientados pelos professores Alexandre Elmi e Vitor Necchi. Antes da sessão de autógrafos, às 20h, haverá um debate com a presença da integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos Suzana Lisboa, do advogado Bona Garcia e do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e professor da PUCRS, Celso Schröder.
O volume reúne 31 depoimentos que resultaram de entrevistas realizadas no ano passado por alunos em final de curso. São textos que expressam histórias de pessoas tão distintas entre si quanto o militante que combateu a ditadura e foi preso, jornalistas que tentaram contar o que se passava, o rapaz que descobriu que sua mãe foi torturada e o filho de um torturador que descreve os traumas de sua família. Há também quem enaltece o regime de 1964 e quem vive diariamente com a ausência e que, décadas depois, luta para ter o direito de pelo menos sepultar o familiar desaparecido.
Alguns tiveram atuação no combate ou na manutenção do regime de exceção; outros viveram o período sem envolvimento direto. Há ainda aqueles que guardam lembranças, mesmo que tenham nascido depois do fim da ditadura. Parte dessas memórias compõe Histórias para lembrar: relatos sobre a ditadura de 1964, projeto que se expande na internet. Um site, também desenvolvido pelos alunos, disponibiliza trechos em áudio dos depoimentos e a versão integral do livro (www.eusoufamecos.net/editorialj/historiasparalembrar). “O que difere este projeto dos demais que estão sendo lançados no Brasil sobre o golpe de 64 é que ele resulta do trabalho desenvolvido por alunos e professores, em sala de aula”, salienta o coordenador do curso de Jornalismo da PUCRS, Fábian Chelkanoff.
A obra será distribuída gratuitamente na sessão de autógrafos.