Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SET UNIVERSITÁRIO
30 de setembro de 2009

SET ganha uma boa dose de jornalismo literário

Por Henrique Diebold
Foto: Maria Helena Sponchiado

Foto: Maria Helena Sponchiado

Na manhã desta quarta-feira, 30, o editor da revista Serrote e coordenador da coleção Jornalismo Literário, Matinas Suzuki Jr., esteve no Teatro do Prédio 40 para palestrar sobre jornalismo de revista. Junto com os editores Eduardo Socha, da revista Cult e Tito Montenegro, criador da revista Norte, Matinas traçou um panorama do mercado atual, comentou sobre os projetos da sua publicação e os desafios de fazer textos de qualidade no Brasil.

A revista Serrote completa um ano. Está na sua 3ª edição e tem circulação quadrimestral. Com o apoio do Instituto Moreira Salles, a Serrote tem a possibilidade de abordar temas sem se preocupar com espaços publicitários e vendas. “Um privilégio”, exalta Suzuki. Mesmo com essa incomum facilidade de publicação, Suzuki acredita que “o mercado tem brechas para projetos de qualidade e para o não-conformismo com a situação atual que nos é oferecida pelos veículos impressos”.

O editor afirma que a Serrote nasceu para o papel, mas que ela também estará na Internet, pois não é necessário evitar as novas mídias. Entretanto, Suzuki confia que o público da revista se manterá fiel ao papel.

Questionado sobre o sucesso da coleção Jornalismo Literário, Suzuki discorda que o leitor procura nos livros o que falta no jornal impresso ou na Internet. Para ele, os livros surgem para uma camada da população que não tinha, no mercado nacional, publicações literárias como a revista americana New Yorker. Suzuki ainda lamenta a falta de escritores nacionais sobre jornalismo literário, permitindo a estrangeiros a maior parte da autoria da coleção. A palestra da qual Suzuki participou fez parte da programação do 22º SET Universitário e foi mediada pelo professor da Famecos Antonio Hohlfeldt.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org