Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
MCT
29 de outubro de 2013

Sinapses: uma proposta de comunicação

Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS fará exposição baseada em sugestões
Por Samuel Lima
Simone Monteiro, coordenadora de projetos museológicos do MCT, explica a proposta de interatividade do projeto  (Foto: Cassiana Martins)

Simone Monteiro, coordenadora de projetos museológicos do MCT, explica a proposta de interatividade do projeto (Foto: Cassiana Martins)

Em muitos lugares da universidade estão cartazes com um convite: “Venha fazer sinapses conosco”. A iniciativa, assinada pelo Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (MCT), é uma proposta de comunicação entre o museu e a comunidade acadêmica. Através de site, os alunos podem enviar sugestões para a exposição Sinapses – A mente em comunicação com o mundo, a ser realizada em 2014.

A divulgação do projeto no Campus começou com a colocação de banners com a palavra Sinapses e um misterioso Aguarde procuraram chamar a atenção no espaço universitário. “Procuramos despertar a curiosidade no Campus. O objetivo era fazer com que as pessoas se perguntassem o que é sinapse, do que estamos falando”, conta Simone Monteiro, coordenadora de projetos museológicos do MCT. Sinapse é a comunicação entre os neurônios através de estímulos.

O objetivo do MCT é construir uma exposição participativa, que alie conhecimentos científicos selecionados por especialistas e sugestões do público. “Queremos um público que nos procure espontaneamente. Estamos abertos a visitas escolares, acompanhadas de professores. Mas queremos incentivar também a participação voluntária das pessoas. Oferecer aquilo que elas têm vontade de ver, saber e conhecer”, afirma Simone.

Segundo a coordenadora, as pessoas estão associando suas temáticas, dúvidas, interesses e enviando suas sugestões. Diversos temas já foram comentados – desde propostas visuais, como a construção de um neurônio, até abordagens amplas, como doenças ou linguagem. A meta é incorporar todos os assuntos na exposição, seja dentro de um tema maior ou por associações de conteúdos, através de jogos, programas educativos, experimentos.

Para Simone, a criação de exposições interativas é uma compromisso do MCT com o público. “É uma prática que vem sendo feita na museologia, há algum tempo, com o objetivo de aproximar esses locais com a comunidade. Nós, como museu universitário, somos responsáveis por esse primeiro contato. Não só por meio de equipamentos, uma característica das nossas exposições, mas também na construção delas”, explica.

Os formulários estão disponíveis no site. Para participar, é preciso apenas nome e e-mail.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org