O troféu Pena Libertária foi concebido pelo artista plástico Gustavo Nakle, em 1998. (Foto: Divulgação)
O Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) oferece todo ano, desde 1998, o Prêmio Educação RS para os destaques em projetos educacionais, instituições ou entidades reconhecidas e com relevância para a educação do Rio Grande do Sul. As inscrições vão até o dia 31 de agosto.
Uma comissão julgadora do Sinpro/RS selecionará três pré-candidatos em cada categoria: profissionais da educação, projeto educacional e instituições ligadas à educação. Destes, serão escolhidos os três vencedores votados pelos professores sócios do sindicato.
A premiação acontece no Dia do Professor, 15 de Outubro. No ano passado, o vencedor da categoria de profissional da educação foi Iván Izquierdo, professor da Faculdade de Medicina da PUCRS e coordenador do Centro de Memória da universidade. A instituição que levou o prêmio foi a Fundação Thiago De Moraes Gonzaga, com o programa Vida Urgente, pelo trabalho de mobilização e educação no trânsito. E o projeto vencedor foi a 6ª Jornadinha Nacional da Literatura, da Universidade de Passo Fundo, que oferece, principalmente para o público infanto-juvenil, a oportunidade de interagir com autores e conhecer mais obras literárias.
O Prêmio Educação RS tem como objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. As indicações podem ser feitas no site do SINPRO/RS.