Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
13 de abril de 2016

Sistemas políticos foram destaque no Fórum da Liberdade

Três painéis e duas palestras especiais integraram a programação do último dia
Por Júlia Bueno e Nicolle Timm
Arnaldo Jabor (Foto: Natalia Pegorer)

Jornalista e cineasta Arnaldo Jabor foi um dos palestrantes da 29ª edição do evento (Foto: Natalia Pegorer)

Na terça-feira (12), iniciou às 14h o quinto painel do 29º Fórum da Liberdade. O tema discutido foi Por que as nações fracassam? e teve como participantes Filippos Sachinidis, ex-ministro de Finanças da Grécia, Bruno Garschagen, cientista político, e Jorge Quiroga, ex-presidente da Bolívia.

Durante o debate, Sachinidis analisou a necessidade da Grécia em entender a complexidade de recursos monetários para saber aplicá-los no mundo globalizado. Em seguida, Garschagen falou sobre o imaginário criado em relação ao Estado – como meio de controle social – e o fracasso do país. O cientista político ressaltou que a sociedade tem responsabilidades que não devem ser depositadas em instituições públicas ou privadas. Para Quiroga, a situação do Brasil preocupa os países latino-americanos, pois é o responsável por mover a economia da região.

O Keynote, posteriormente, contou com a participação de Joe Quirck, autor e diretor de comunicação do The Seasteading Institute. A palestra especial abordou o rompimento do monopólio do governo atual e a expansão da liberdade do indivíduo. Quirck apresentou um novo modelo habitacional que permite viver em cidades flutuantes nos oceanos. “Se a sua terra flutua, é possível moldar a realidade. Caso um político me pedir voto, simplesmente, me desconecto e vou em busca de outras conexões”.

O painel Anatomia do Estado foi ministrado por Luis Alberto Lacalle Herrera, ex-presidente do Uruguai, Adriano Gianturco, professor de Ciência Política do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais de Minas Gerais (IBMEC-MG), e Uinie Caminha, advogada e professora na Universidade de Fortaleza (Unifor) e na Universidade Federal do Ceará (UFC). Conforme Herrera, o foco deve estar nos planos de governo e nas propostas dos candidatos, eliminando a tentação que o dinheiro exerce nas campanhas eleitorais. Para Uinie, entre os reflexos negativos na economia está o excesso de burocracia, que dificulta o surgimento de novos negócios. Gianturco destacou que o sintoma de um sistema que não funciona é a corrupção.

No fim da tarde, o público assistiu à palestra de Arnaldo Jabor, jornalista e cineasta. Para ele, o país está passando por mudanças, em que se sabe o que se quer, mas não como. “O que está acontecendo no Brasil não é uma crise, mas uma mutação”. Segundo o jornalista, uma das características que o país herdou de Portugal é o patrimonialismo, em que a sociedade é uma espécie de patrimônio do governo, gerando um oportunismo político. Apesar disso, demonstra otimismo com o cenário e afirma que o país está vivendo a reformulação da democracia.

Quem é John Galt? foi o painel que encerrou o 29º Fórum da Liberdade. O debate teve como palestrantes Yaron Brook, diretor-executivo do Ayn Rand Institute, o jornalista David Coimbra e Eduardo Marty, economista e diretor-geral da Junior Achievement Argentina. Brook esclareceu que John Galt é qualquer um que decide viver sua própria vida e que luta pela sua liberdade com autonomia. Marty falou sobre as pessoas que deixam seus países para produzir e crescer. Para ele, as políticas liberais contribuem para o crescimento econômico. Coimbra, que atualmente reside em Boston, nos EUA, observou que os empresários norte-americanos visam aprimorar o produto desenvolvido para levar ao consumidor um resultado melhor. “No Brasil, estamos sempre esperando ser enganados”, diz.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org