Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PAPO EXP
16 de outubro de 2012

Sócio do Data Popular conversa com alunos

Por Maria Polo

(Foto: Giovanna Pozzer)

O Papo Exp, realizado pelo Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, trouxe o sócio do Data Popular Renato Meirelles para conversar com os estudantes. Durante a  tarde de terça-feira (16), o publicitário falou sobre a realidade da Nova Classe Média (NCM) brasileira através de pesquisas e dados coletados por sua empresa, e as dificuldades para conquistá-la.

Na apresentação, Renato Meirelles falou sobre a ascensão da Classe C brasileira e o aumento de seu poder de aquisição e influência. “No Brasil, o crescimento da NCM acontece pela diminuição das classes mais baixas”, disse, ressaltando a diferença do Brasil e de países europeus, que vivem um período de declínio. Para ele, entender as classes mais baixas é essencial para a compreensão do futuro do país.

Meirelles expôs diversos dados sobre a NCM aos alunos. “As mulheres são protagonistas, os jovens querem estudar, esta população procura comprar produtos em que confia e aspira pelo possível, não pelo filosófico”, comentou. Uma pesquisa realizada pelo Data Popular em abril deste ano concluiu que 53,9% da população pertence a esta classe. “Por isso, o desafio dos profissionais é entender o mercado”, disse.

O sucesso de empresas e produtos em conquistar a NCM depende, segundo Meirelles, de relacionamento com o público,  fácil acesso,  clareza e transparência, identificação e parceria, prestação de serviços e preço justo. Cada vez mais, são necessários profissionais que possam se comunicar com essa classe.

Por último, o publicitário exibiu o “Dossiê Universitário”, produzido pelo mesmo instituto, que mostra o perfil dos estudantes universitários do país. “Achamos que o mundo em que vivemos é o retrato do jovem, mas a realidade é outra”, aponta Meirelles. Ele mostrou o exemplo de um jovem trabalhador, que quer a liberdade proporcionada pelo dinheiro e estuda para isso.

“A mensagem que quero passar é que o Brasil mudou e vai mudar. Os estudantes e futuros profissionais de comunicação precisam enxergar a realidade das pessoas e evitar preconceitos”, disse Meirelles. O site do Data Popular contém diversas pesquisas elaboradas sobre a população brasileira.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org