Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
19 de outubro de 2015

“Sonhar não basta, é preciso fazer”

Carolina Matzenbacher se formou em jornalismo no ano de 2012
Por Ana Paula Bueno
Diplomada pela Famecos, Carolina Matzenbacher trabalha como freelancer em Nova York (Foto: Leticia Monteiro)

Diplomada pela Famecos, Carolina Matzenbacher trabalha como freelancer em Nova York (Foto: Leticia Monteiro)

Em 1979, Frank Sinatra cantou New York, New York pela primeira vez. A letra da música fala sobre o sonho de ter uma boa vida na cidade que nunca dorme. A jornalista Carolina Matzenbacher conseguiu. Desde 2013, ela reside em terras norte-americanas trabalhando como correspondente freelancer. Diplomada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em 2012, ela admite que morar nos Estados Unidos era um desejo antigo.

Aos 12 anos, Carolina começou a ter aulas de inglês. Aos 16, falava fluentemente a língua. Aos 24 anos, conseguiu se comunicar também em alemão, espanhol e francês. Viajar sempre esteve em seus planos. Logo depois de receber o diploma de graduação, foi para Nova York estudar. Em dois meses, realizou o curso Broadcast Journalism, pela New York Film Academy. Quando terminou, conseguiu um estágio de seis meses na Rede Globo através de algumas pessoas que conheceu na cidade. Hoje, presta serviço para diversos programas e jornais, como Fantástico, Jornal Nacional, Jornal O Globo e Globo Repórter.

No mês de agosto, a jornalista esteve de volta a Porto Alegre por um curto período de tempo e visitou a Faculdade que a formou profissionalmente. Com saudade, relembrou uma de suas disciplinas preferidas, Jornalismo Internacional, então ministrada pelo professor Juan Domingues. Além das aulas e dos docentes que contribuíram para seu crescimento, Carolina agradece à Famecos pelas amizades proporcionadas e que continuaram mesmo após a formatura. Ela realizou um intercâmbio em Indiana, nos Estados Unidos, através do Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS. “Foi uma grande experiência de vida”.

Pelos corredores e salas da Famecos, Carolina abraçou alguns de seus antigos professores e comprou um capuccino no bar, que, segundo ela, faz muita falta. “Você pode conhecer muita gente aqui e precisa fazer com que isso renda para o futuro”, aconselhou. A diplomada afirma que o sonho de muitos jovens jornalistas é desbravar o mundo e trabalhar em outro país, mas é necessário trabalho e esforço. “Sonhar não basta, é preciso fazer”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na sexta-feira (23). O entrevistado é Alfredo Fedrizzi. Ele se formou em Comunicação Social no ano de 1975. Há 30 anos, ele é sócio e diretor da Escala Comunicação e Marketing.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org