Diplomada pela Famecos, Carolina Matzenbacher trabalha como freelancer em Nova York (Foto: Leticia Monteiro)
Em 1979, Frank Sinatra cantou New York, New York pela primeira vez. A letra da música fala sobre o sonho de ter uma boa vida na cidade que nunca dorme. A jornalista Carolina Matzenbacher conseguiu. Desde 2013, ela reside em terras norte-americanas trabalhando como correspondente freelancer. Diplomada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em 2012, ela admite que morar nos Estados Unidos era um desejo antigo.
Aos 12 anos, Carolina começou a ter aulas de inglês. Aos 16, falava fluentemente a língua. Aos 24 anos, conseguiu se comunicar também em alemão, espanhol e francês. Viajar sempre esteve em seus planos. Logo depois de receber o diploma de graduação, foi para Nova York estudar. Em dois meses, realizou o curso Broadcast Journalism, pela New York Film Academy. Quando terminou, conseguiu um estágio de seis meses na Rede Globo através de algumas pessoas que conheceu na cidade. Hoje, presta serviço para diversos programas e jornais, como Fantástico, Jornal Nacional, Jornal O Globo e Globo Repórter.
No mês de agosto, a jornalista esteve de volta a Porto Alegre por um curto período de tempo e visitou a Faculdade que a formou profissionalmente. Com saudade, relembrou uma de suas disciplinas preferidas, Jornalismo Internacional, então ministrada pelo professor Juan Domingues. Além das aulas e dos docentes que contribuíram para seu crescimento, Carolina agradece à Famecos pelas amizades proporcionadas e que continuaram mesmo após a formatura. Ela realizou um intercâmbio em Indiana, nos Estados Unidos, através do Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS. “Foi uma grande experiência de vida”.
Pelos corredores e salas da Famecos, Carolina abraçou alguns de seus antigos professores e comprou um capuccino no bar, que, segundo ela, faz muita falta. “Você pode conhecer muita gente aqui e precisa fazer com que isso renda para o futuro”, aconselhou. A diplomada afirma que o sonho de muitos jovens jornalistas é desbravar o mundo e trabalhar em outro país, mas é necessário trabalho e esforço. “Sonhar não basta, é preciso fazer”.
**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na sexta-feira (23). O entrevistado é Alfredo Fedrizzi. Ele se formou em Comunicação Social no ano de 1975. Há 30 anos, ele é sócio e diretor da Escala Comunicação e Marketing.