Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
18 de setembro de 2015

“Sou muito grato pelos anos que vivi na Famecos”

Frase é de Guilherme Alf, criador da agência Todo Mundo Precisa de Um RP
Por Bárbara Debeluck
Guilherme Alf palestrou na Famecos em maio para o projeto Identidade RP (Foto: Pedro Zandomeneghi)

Guilherme Alf palestrou na Famecos em maio para o projeto Identidade RP (Foto: Pedro Zandomeneghi)

Natural. Assim Guilherme Alf descreve a escolha pelo curso de Relações Públicas e pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A opção pelo curso foi lógica, por gostar de relacionamentos. “Nunca tive dúvida de que estava no caminho certo”. Ele revela que tinha vontade de estudar outras áreas, como Publicidade e Propaganda.

O ensinamento que leva da Famecos para a vida é respeitar as diferenças. “Aprendi na prática a conviver com pessoas e ideias diferentes, com respeito e admiração pelos que pensam de outra forma”. Uma aula em especial do professor Roberto Simões marcou sua passagem pela faculdade. O professor fez uma pergunta ligada à prática da profissão, e apenas Alf respondeu. Simões disse que ele não era o mais estudioso, mas o cara que sabia das coisas na prática. “Vindo dele, foi o maior elogio acadêmico que recebi”, lembra. Ele cita outros professores inesquecíveis, como Ana Baseggio, Glafira Furtado, Fernando Azevedo e Neka Machado.

Sobre a vida profissional, atribui toda sua base à Faculdade. “Sou muito grato pelos anos que vivi na Famecos e por tudo que pude conhecer”. No inicio, não entendia a importância do que estava vendo em aula, mas agora tudo faz sentido. “Tenho vontade de voltar no tempo e aproveitar melhor, acho que eu era muito novo”.

Alf é o idealizador da agência Todo Mundo Precisa de Um RP, criada em 2012 para atender demandas de comunicação de diferentes clientes. Porém, o vídeo homônimo à empresa mudou todo o rumo da história. “Senti que a causa RP tinha ficado mais importante que atender clientes”. Em 2013, transformou o negócio em um coletivo com mais três profissionais da área. Eles desenvolvem ações para acelerar o mercado de Relações Públicas no Brasil. “Quando lancei a agência, tive certeza de que ia me dar bem como RP”, afirma. Hoje, pretende continuar trabalhando por muitos anos nesta área e diz que vai ser difícil enjoar de algo na profissão, pois atua em diversas áreas da comunicação.

O profissional veio à Famecos no primeiro semestre do ano para conversar com estudantes sobre seu primeiro livro Adeus, golfinho feio. A palestra fez parte do projeto Identidade RP. Para ele, ocasiões como essas são a chance de trazer um pouco da experiência da rua, como o próprio gosta de chamar. “O olhar dos profissionais que estão batalhando no dia a dia do mercado é complementar ao conhecimento oferecido na academia. Quando se junta teoria com prática, o resultado é incrível”. Ele descreve que ser palestrante na Faculdade foi emocionante, um sentimento de gratidão. “Eu nunca esperei voltar nessa condição. Mas só voltei assim porque fui bem formado”, avalia, acrescentando uma dica a quem estuda na Famecos: “um dia você vai se arrepender de não ter vivido e aprendido mais com tanta gente incrível que tem por aí”.

 ** A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (21). A entrevistada é a jornalista e publicitária Cristina Ranzolin, apresentadora do Jornal do Almoço, na RBSTV. Cristina também apresentou o Jornal Hoje, ao lado de William Bonner, entre 1993 e 1996. 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org