Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ABRAPCORP 2010
21 de maio de 2010

Stefano Rolando inicia o último dia do Abrapcorp

Por Roberta Mello
O prof. italiano Stefano Rolando abriu a conferência do segundo dia (Foto: Bruno Todeschini)

O prof. italiano Stefano Rolando abriu a conferência do segundo dia (Foto: Bruno Todeschini)

“Os comunicadores são arquitetos sociais”. Foi assim, reconhecendo a necessidade de uma comunicação séria e defensora acima de tudo dos interesses públicos, que Stefano Rolando dirigiu a conferência do segundo dia do congresso da Abrapcorp. Na palestra, que aconteceu neste dia 21, às 9h no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, Rolando explicou que a comunicação entre governo e população é a melhor maneira de construir a opinião e (o que Rolando chama felicidade) o bem-estar social.

O esclarecimento da população, a promoção das políticas governamentais e a facilitação da compreensão das leis são os principais pontos defendidos por Rolando, o que ele classifica como “tornar um país explicável”. Utilizando exemplos do campo das artes, como obras renascentistas e medievais, ele relacionou comunicação, jornalismo e publicidade, defendendo que a comunicação pública já é vista como indispensável há muito tempo.

Rolando foi adiante: “A felicidade é algo a ser avaliado em um país, assim como estatísticas e taxas de desenvolvimento econômico”, e um processo que depende das políticas sociais, “a comunicação pública deve intermediar a relação nação, ou empresa, e coletivo, sempre visando o bem-estar social, a felicidade”, disse o conferencista, defendendo que, ainda que levando em conta a economia, os meios devem sempre visar o cidadão. Por mais que na história da humanidade a comunicação de utilidade pública já tenha sido usada de forma negativa, Rolando deixou claro que não se deve ignorar o princípio de “democracia participativa”, aquela construída basicamente pela participação ininterrupta dos indivíduos e a inegável necessidade da comunicação pública nos processos de transformação política.

Stefano Rolando é cientista político e professor-doutor da Universidade de Línguas e Comunicação de Milão (IULM). Com currículo invejável, incluindo a presidência do Clube de Veneza, um encontro que busca reunir líderes e representantes de sistemas de informação da Europa para discutir a comunicação, é autor de livros, como Um País Explicável e Democracia participativa na Europa e Itália, e diretor da Revista Italiana de Comunicação Pública.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org