Durante os dias 19 e 20 de maio, o professor Fabiano Grendene de Souza, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), participa de evento internacional em Falun, na Suécia. Esta é a 2ª edição do colóquio Queering Luso-Afro-Brazilian Studies (Perspectivas queer sobre os estudos luso-afro-brasileiros) que acontece na Universidade de Dalarna (Högskolan Dalarna).
Queer, o principal termo que nomeia o evento, designa pessoas que não se identificam com a homogeneização cultural, a heterossexualidade e o binarismo de gênero. O principal objetivo do colóquio é a desconstrução de oposições, tais quais homo/hetero e normal/anormal e “queerizar” as obras e os autores. O enfoque será em artistas portugueses, brasileiros e africanos.
Durante o encontro, Souza fala sobre duas obras cinematográficas produzidas por ex-alunos do TECCINE. “Irei enfatizar como os filmes representam olhares relevantes para as questões da diversidade sexual”, comenta o professor, situando a temática no cinema do Rio Grande do Sul. A primeira delas se chama Castanha, de Davi Pretto, veiculado em 2014. Na trama, é possível acompanhar o documentário misturado com ficção de um performer que se veste de mulher e anima um público homossexual em casas noturnas. O segundo filme tem o nome de Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, lançado em 2015, e retrata a viagem de jovens gaúchos para o litoral, a fim de resolver assuntos relativos a uma herança.
No evento, o longa-metragem Nós Duas Descendo a Escada, do professor da Famecos, também será exibido. A temática do filme é o relacionamento homoafetivo entre duas jovens com personalidades distintas. Uma delas, recém concluiu a faculdade de artes e vive às custas da mesada dos pais, já a outra está no décimo emprego como arquiteta.
O colóquio será transmitido no site da Universidade de Dalarna (Högskolan Dalarna).