Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
17 de maio de 2016

Evento na Suécia recebe professor da Famecos

Docente participa do colóquio Queering Luso-Afro-Brazilian Studies
Por Luísa Soares
Universidade de Dalarna sedia evento (Foto: Reprodução)

Universidade de Dalarna sedia evento (Foto: Reprodução)

Durante os dias 19 e 20 de maio, o professor Fabiano Grendene de Souza, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), participa de evento internacional em Falun, na Suécia. Esta é a 2ª edição do colóquio Queering Luso-Afro-Brazilian Studies (Perspectivas queer sobre os estudos luso-afro-brasileiros) que acontece na Universidade de Dalarna (Högskolan Dalarna).

Queer, o principal termo que nomeia o evento, designa pessoas que não se identificam com a homogeneização cultural, a heterossexualidade e o binarismo de gênero. O principal objetivo do colóquio é a desconstrução de oposições, tais quais homo/hetero e normal/anormal e “queerizar” as obras e os autores. O enfoque será em artistas portugueses, brasileiros e africanos.

Durante o encontro, Souza fala sobre duas obras cinematográficas produzidas por ex-alunos do TECCINE. “Irei enfatizar como os filmes representam olhares relevantes para as questões da diversidade sexual”, comenta o professor, situando a temática no cinema do Rio Grande do Sul. A primeira delas se chama Castanha, de Davi Pretto, veiculado em 2014. Na trama, é possível acompanhar o documentário misturado com ficção de um performer que se veste de mulher e anima um público homossexual em casas noturnas. O segundo filme tem o nome de Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, lançado em 2015, e retrata a viagem de jovens gaúchos para o litoral, a fim de resolver assuntos relativos a uma herança.

No evento, o longa-metragem Nós Duas Descendo a Escada, do professor da Famecos, também será exibido. A temática do filme é o relacionamento homoafetivo entre duas jovens com personalidades distintas. Uma delas, recém concluiu a faculdade de artes e vive às custas da mesada dos pais, já a outra está no décimo emprego como arquiteta.

O colóquio será transmitido no site da Universidade de Dalarna (Högskolan Dalarna).

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org