Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
23 de novembro de 2015

Sul tem maior número de jovens que acessam redes sociais

Principais atividades dos jovens brasileiros estão relacionadas à tecnologia
Por Nicolle Timm
Foto: Eduardo Seidl

Especialistas acreditam que grande acesso às redes sociais se deve ao uso celular (Foto: Eduardo Seidl)

O Sul é a região com menor número de jovens que acessam a internet em busca de informação (42,7%). Em contrapartida, tem o maior número de jovens que acessam as redes sociais (73,9%). Esses são alguns dos resultados do Projeto 18/34, realizado pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. As cinco principais atividades dos jovens brasileiros estão relacionadas à tecnologia, sendo o acesso às redes sociais a principal delas, com 72,7%. Em seguida, estão ouvir música (65,5%), buscar informações na internet (47,6%), assistir à televisão (25,3%) e games (21,2%). A matéria completa sobre a Projeto pode ser lida aqui.

O professor da Famecos André Pase acredita que a Região Sul possui menos jovens que acessam a internet em busca de informação porque já faz parte do perfil gaúcho. “Boa parte das notícias que os jovens consomem hoje é lida nas redes sociais”, diz. Ele afirma que o universo próximo do jovem não está nos grandes sites noticiosos tradicionais, pois a informação é diluída nas redes. Para o professor, isso se deve à praticidade encontrada no meio.
Pase compara as redes sociais a um buraco negro. “Quanto mais são utilizadas, mais atraem a atenção das pessoas. Por essa mesma razão, os veículos tradicionais de informação migram para elas”. Outro fator apontado pelo professor é a atual comunicação do público jovem, que está espalhada em diversos aplicativos. Ele diz que, por identificação, o jovem procura canais específicos que atendam aos seus interesses. “É uma combinação de fatores locais e uma desconexão entre esse público e a imprensa tradicional”.
Segundo a pesquisa, as cinco principais atividades dos jovens brasileiros estão enraizadas na tecnologia. Pase avalia isso como parte da cultura do país. “A internet ganha audiência quando melhora a vida das pessoas, e o brasileiro tem muito apreço por isso”. Ele destaca que o grande acesso às redes sociais se deve principalmente à pulverização do uso do celular.
O professor ressalta que quem trabalha com informação para os jovens através da internet deve tentar entendê-los e aprender a lidar com a dinâmica das redes. Ele acredita que a comunicação deve ser muito transparente, pois esse público é ligado a diferentes causas e está preparado para questionar. “O jovem está mais interessado em formar relações de respeito do que de autoridade”.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org