Na entrada do auditório da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, há uma placa vertical vermelha com quatro quadros de aviso – um deles, não fume. Nesta quinta-feira (29), o aviso também estará no palco. A palestra Talk Show Tabaco, que acontece às 8h40min no local, promete apresentar e discutir o tema tabagismo com estudantes e público em geral. O encontro envolve discursos de profissionais da saúde, exibição de mini-documentário e depoimentos de ex-fumantes. O evento vale como horas complementares.
A palestra, que será mediada pela professora da Famecos Neka Machado, terá três grandes blocos. No primeiro, o pneumologista do Centro Clínico da PUCRS José Miguel Chatkin, a psicóloga Margareth Oliveira e a enfermeira do Ambulatório de Cessação do Tabagismo Edna Martins farão uma contextualização do assunto. Em seguida, o professor Roque Bregalda e a funcionária da PUCRS Alice Franz – além da própria Neka – contarão um pouco de suas relações com o cigarro e como pararam de fumar. Por último, ocorrerá uma conversa entre púbico e convidados.
Neka lembra do tempo em que as pessoas fumavam na sala de aula: não era proibido. A evolução foi gradativa. Para a professora, a iniciativa pode não agradar a alguns, mas é necessária. “É uma ação que, por menos que mobilize, sempre vai mexer com alguém. Nós temos que conversar sobre isso”, explica.
Além da palestra, a programação inclui uma ação no Tecnopuc. Quem quiser poderá medir a quantidade de monóxido de carbono (CO) em seu organismo em dois horários, 9h às 11h30min e 15h às 17h. É a primeira edição do evento na Famecos. Todas as atividades são gratuitas. Fazem parte da campanha PUCRS Livre de Tabaco, desenvolvida pelo programa Vida com Qualidade.