Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FOTOGRAFIA
13 de novembro de 2012

Tadeu Vilani conversa com alunos da Famecos

Por Giovanna Pozzer

O fotógrafo mostrou as principais pautas de sua carreira (Foto: Guilherme Testa/Famecos/PUCRS)

Os alunos do turno da noite da disciplina de Fotojornalismo II receberam, nesta segunda-feira (12), a visita de fotógrafo da Zero Hora Tadeu Vilani. Por intermédio dos professores Elson Sempé e Eduardo Seidl, os estudantes puderam conhecer o trabalho do fotógrafo da editoria de geral do jornal. Na palestra foram apresentados os principais trabalhos do fotojornalista.

Tadeu falou de suas origens e inspirações. Ao ser questionado pela escolha da fotografia em preto e branco, justificou que veio de uma formação clássica. “O cinema fez parte da minha vida. O estilo neorrealista influencia minha forma de fotografar”, revela. O fotógrafo de 47 anos conta que ao mirar a câmera já consegue imaginar o tratamento de luz e sombra que dará a cena.Toda sua formação cinematográfica acompanha seu trabalho como fotojornalista. Tadeu diz não se imaginar fazendo uma reportagem sem a mescla de sons e imagens. Seus documentários integram as fotografias. “Eu busco a construção das histórias e dos conceitos através desses vídeos”, afirma. Suas principais pautas foram editadas em formato de minidocumentários e os alunos puderam assistir a alguns vídeos.

Os principais temas tratados em suas fotografias são relacionados a condições sociais. Para ele, o fotojornalista deve mostrar as realidades e tentar modificá-las. Desde acessibilidade, desigualdade e pobreza até culturas alternativas são pautas de Tadeu.

Sempre em busca de uma estética diferenciada, o fotógrafo já passou por lugares como a reserva do Xingú e Cuba, fotografou os resquícios de tradição do homem do campo e a luta de cadeirantes em cidades como Porto Alegre. “Devemos levar as pautas para dentro do jornal. Temos que convencer o editor de que nosso material tem qualidade”, conta.

Tadeu vem compartilhando seu trabalho com o amigo Jorge Aguiar. Ele conta as vantagens de se ter alguém junto na construção dos conceitos das pautas. “O ato de fotografar é egoísta. A parceria me ajuda no desapego. A fugir da minha individualidade”, explica. O fotógrafo consegue idealizar pautas para um futuro próximo e longínquo. Para ele a fotografia não é imediata.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org