Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
25 de outubro de 2012

Tatata Pimentel lecionou por 13 anos na Famecos

Por Eduardo Deconto

O jornalista Tatata Pimentel lecionou na Famecos entre 1987 e 2000. (Foto: Reprodução/Facebook)

A sociedade gaúcha perdeu um de seus intelectuais mais irreverentes. Faleceu, nesta quarta-feira (24), aos 74 anos, o ex-professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Roberto Pimentel, vítima de um infarto. Tatata Pimentel, como era conhecido, lecionou na universidade entre 1987 e 2000. Atualmente, apresentava o programa Gente da Noite, na TVCOM.

Nascido em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, em 16 de abril de 1938, Tatata se mudou com a família para Porto Alegre aos sete anos de idade. Formado em Artes Cênicas, Letras, Direito e Jornalismo, obteve também os títulos de mestre em Línguas Neolatinas e doutor em Teoria Literária. Após atuar por 13 como professor da Famecos, decidiu se dedicar exclusivamente à televisão.

Segundo a diretora da Famecos, Mágda Cunha, o jornalista era uma grande personalidade da sociedade porto-alegrense, e sua morte encerra um ciclo na história da cidade. “O Tatata era, ao mesmo tempo, culto e irreverente, até nos trabalhos que passava para os alunos. Era um dos poucos que vivia uma personagem, como jornalista ou professor”, afirma a professora.

Por suas aulas apaixonadas de Português e sua personalidade forte, o jornalista é lembrado com carinho por professores e ex-alunos da Famecos na convivência diária. “Estar com Tatata era uma celebração. Era um homem muito autêntico e intenso. Agora, ele foi brilhar em outro palco”, conta, emocionada, a professora Neka Machado.

A emoção também dá a tônica às palavras da professora Vanessa Purper, que foi aluna de Tatata na Famecos, e hoje utiliza os ensinamentos na disciplina de Planejamento e Produção de Eventos. “Foi um dos melhores professores que tive. Trabalhava nossa capacidade criativa e proporcionava as condições ideais para os alunos criarem repertório. Dava uma aula de vida”, salienta.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org