A sociedade gaúcha perdeu um de seus intelectuais mais irreverentes. Faleceu, nesta quarta-feira (24), aos 74 anos, o ex-professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Roberto Pimentel, vítima de um infarto. Tatata Pimentel, como era conhecido, lecionou na universidade entre 1987 e 2000. Atualmente, apresentava o programa Gente da Noite, na TVCOM.
Nascido em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, em 16 de abril de 1938, Tatata se mudou com a família para Porto Alegre aos sete anos de idade. Formado em Artes Cênicas, Letras, Direito e Jornalismo, obteve também os títulos de mestre em Línguas Neolatinas e doutor em Teoria Literária. Após atuar por 13 como professor da Famecos, decidiu se dedicar exclusivamente à televisão.
Segundo a diretora da Famecos, Mágda Cunha, o jornalista era uma grande personalidade da sociedade porto-alegrense, e sua morte encerra um ciclo na história da cidade. “O Tatata era, ao mesmo tempo, culto e irreverente, até nos trabalhos que passava para os alunos. Era um dos poucos que vivia uma personagem, como jornalista ou professor”, afirma a professora.
Por suas aulas apaixonadas de Português e sua personalidade forte, o jornalista é lembrado com carinho por professores e ex-alunos da Famecos na convivência diária. “Estar com Tatata era uma celebração. Era um homem muito autêntico e intenso. Agora, ele foi brilhar em outro palco”, conta, emocionada, a professora Neka Machado.
A emoção também dá a tônica às palavras da professora Vanessa Purper, que foi aluna de Tatata na Famecos, e hoje utiliza os ensinamentos na disciplina de Planejamento e Produção de Eventos. “Foi um dos melhores professores que tive. Trabalhava nossa capacidade criativa e proporcionava as condições ideais para os alunos criarem repertório. Dava uma aula de vida”, salienta.