Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
20 de outubro de 2014

TECCINE comemora uma década

Palestras sobre séries de televisão e exposição compõem a celebração
Por Rafael Timm
Foto: Edissa Waldow

Foto: Edissa Waldow

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE) completa uma década neste ano. Para celebrar a data, o curso promove uma exposição sobre o curso e o seminário A Vida em Fatias – Conversas sobre Séries de Tv e a exposição 10 Anos de TECCINE – Imagens de um Curso. As palestras serão um mergulho nas séries de televisão durante os dias 27 e 28 de outubro, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos). “É um grande debate sobre audiovisual, onde a série é um gancho para entrarmos nesse fenômeno”, afirma Fabiano de Souza, coordenador do TECCINE. Entre os convidados para debater as relações entre cinema e televisão e o momento do mercado audiovisual estão Jorge Furtado (Doce de Mãe/Rede Globo), Paulo Nascimento (Animal/GNT), Pedro Zimmerman (Oxigênio/RBS TV) e Cláudio Fagundes (Desconectados/Terra). A entrada é franca. A exposição ocorre na entrada do auditório da faculdade. As imagens retratam desde momentos marcantes, como a primeira matrícula do curso, até alunos filmando e produzindo. Segundo Souza, a intenção é materializar e mostrar o que circulou pelos corredores da Famecos.

O nome A Vida em Fatias está relacionado com a fragmentação que a narrativa seriada produz, além de estar associado ao modo como a absorvemos. “Deriva da ideia de consumir as coisas aos poucos e como nossa vida está sendo organizada em episódios”, conta. No primeiro dia (27), às 14h, Vicente Moreno, Vinícius Mano e Sheron Neves abordam o tema Breaking Bad, Mad Men e como chegamos lá, com a mediação do professor Roberto Tietzmann. “Estamos trazendo pessoas que pensam sobre séries, além de quem escreve, dirige e estrutura”, afirma Souza. Com esse intuito, Leo Garcia, Ana Luiza Azevedo e Milton do Prado formam a mesa Escrevendo, Dirigindo e Montando Séries, às 16h, com mediação de Aletéia Selonk. A segunda-feira se encerra com Bate-Papo com Jorge Furtado, às 18h30min, com mediação de Fabiano de Souza. “Ele é uma figura incontornável dentro da produção audiovisual e na relação com a televisão. Tudo o que estamos falando, Furtado dizia há 20 anos”, conta o mediador.

Para o último dia imerso no mundo das séries, os aspectos macros do tema são tratados na mesa Alargando Fronteiras: Sci-Fi, Animação e Websérie, formada por Pedro Zimmerman, Guto Bozetti e Cláudio Fagundes, às 14h, com coordenação de Eduardo Wannmacher. A segunda palestra é conduzida por Leonardo Bomfim, Flávio Guirland e Enéas de Souza, que tratam do tema Os Autores de Cinema na TV: Rossellini, Godard e Fassbinder, às 16h, com mediação de Cristiane Freitas Gutfreind. A mesa que fecha o ciclo, às 19h30min, é Trocando Experiências para o Futuro, com Liliana Sulzbach e Paulo Nascimento, com mediação de Carlos Gerbase.

A exposição ocorre simultaneamente com as palestras. Segundo o coordenador do TECCINE, é importante mostrar registros de momentos importantes do curso, porque a celebração de dez anos é marcante. “As fotos são uma radiografia de um certo instante. Vamos retratar um cotidiano bastante cinematográfico”, afirma. Para Souza, as imagens dos alunos filmando e produzindo demonstram o verdadeiro espírito do curso.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org